Professor Jeovah Meireles dá palestra sobre bem-viver urbano na Fa7

O professor Jeovah Meireles estará na Fa7, no dia 2 de setembro, para palestra sobre "Sistemas ambientais urbanos para o bem-viver e cidades sustentáveis”. (Foto: Reprodução)

O professor Jeovah Meireles estará na Fa7, no dia 2 de setembro, para palestra sobre “Sistemas ambientais urbanos para o bem-viver e cidades sustentáveis”. (Foto: Reprodução)

Com o tema “Sistemas ambientais urbanos para o bem-viver e cidades sustentáveis”, o professor Jeovah Meireles, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), ministra palestra na Faculdade 7 de Setembro (Fa7), na próxima segunda-feira, 2 de setembro, às 19h (horário AB), na sala 520.

A iniciativa é uma atividade prática da disciplina “Seminários avançados de responsabilidade social e ambiental”, da área de Comunicação da Fa7. O professor Jeovah deve apontar alternativas para o bem-viver urbano, por meio de políticas públicas com equidade e justiça ambiental.

Em recente artigo publicado no jornal O POVO sobre mobilidade urbana, Meireles ressaltou que os jovens manifestantes acampados no Parque do Cocó demonstram duas alternativas diante de uma cidade vitimada pela especulação imobiliária e obras desnecessárias.

“A primeira, no domínio do planejamento de cidades sustentáveis, ampliar os bosques para consumir emissões de CO2 dos carros;  amenizar as inundações; arrefecer as ilhas de calor com a persistência e ampliação do asfalto; proporcionar a qualidade e disponibilidade do lençol freático; e sustentar a biodiversidade e a diversidade das paisagens. A segunda é a demarcação do Parque enquanto Unidade de Proteção integral e elaborar o Plano de Manejo, instrumentos de gestão voltados para a preservação e ampliação das funções ambientais que orientam novas e contemporâneas formas de infraestruturas urbanas”.

E para aprofundar as relações sociedade-ecossistemas, Jeovah defende o bem-viver urbano como caminho alternativo para uma cidade sustentável.

Quem é ele?

Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e dos Programas de pós-graduação em Geografia e em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema), Jeovah Meireles é doutor em Geografia Física pela Universidade de Barcelona (2001), mestre em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pesquisador do CNPq.

Miguel Macedo
Professor de Jornalismo da Fa7