Professor da USP aponta contradições da Constituição

O professor de Direito Econômico da USP, Gilberto Bercovici, chamou a atenção para a diferença entre crescimento sem desenvolvimento do país

A palestra sobre desenvolvimento econômico brasileiro, ministrada pelo professor titular de Direito Econômico e Economia Política da Faculdade de Direito da USP, Gilberto Bercovici, abriu oficialmente a XII Semana Fa7 de Direito. O evento, que também fez alusão aos 25 anos da Constituição Brasileira, aconteceu nesta segunda-feira, à noite, 11 de novembro, no Teatro Nila Gomes de Soárez.
O diretor acadêmico da Faculdade 7 de Setembro, Ednilo Soárez, presidiu a solenidade de abertura, destacando a importância das atividades extras para o enriquecimento acadêmico. “Esta semana será de grande contribuição para os alunos de Direito. Eles terão a oportunidade de aprofundar o conhecimento adquirido na sala de aula, por meio de debates com profissionais gabaritados no mercado”, frisou.

Semana de Direito 1 (Tarcísio Feijó)

“Se olharmos bem a Constituição, é como se vivêssemos outra realidade, já que ela prevê uma série de direitos que, na verdade, não são respeitados.” disse Gilberto Bercovici em palestra de abertura da Semana do Direito da Fa7. (Foto: Tarcísio Feijó)

Em seguida, o professor Gilberto Bercovici deu início à palestra e pontuou sobre as contradições da Constituição. “Se olharmos bem a Constituição, é como se vivêssemos outra realidade, já que ela prevê uma série de direitos que, na verdade, não são respeitados.” O palestrante destacou que o problema consiste justamente no fato de ela não considerar a estrutura do Estado. Ele explica que há uma confusão quando se trata de desenvolvimento econômico, já que um país pode crescer sem se desenvolver. “O crescimento do PIB, por exemplo, não significa desenvolvimento. Este só ocorre quando envolve transformações estruturais, mudanças nas relações sociais e políticas”, disse.
De acordo com Bercovici não existe um manual de desenvolvimento com etapas a ser seguido na medida em que cada país tem a sua formação cultural, política e econômica. Ele conclui dizendo que para um país se desenvolver é preciso romper com determinadas estruturas e fazer uma transformação.
O professor do curso de Direito da Fa7 e Juiz Federal, George Marmelstein, também participou do debate e destacou a possibilidade do país se desenvolver por meio da garantia da educação, lazer, saúde e mudança social. Na plateia, o estudante de Direito, Gabriel Farias, destacou a importância da temática da Semana para os alunos aprofundarem o conhecimento.
Anna Regadas
7º semestre