PRIMEIRA PAUTA: Ângulos de imaginação em textos e imagens da quarentena

Olhar para o mundo pelo espaço possível e soltar a imaginação durante a pandemia foi o objetivo do projeto

Alunos de Introdução ao Jornalismo aceitaram um desafio cheio de detalhes: escolher um ângulo da casa ou apartamento deles pelo qual viam a vida lá fora, nesses tempos de quarentena devido à Covid 19. Em seguida, fariam uma foto do que conseguiam ver por este ângulo.

A partir desta imagem e das sensações que ela trouxesse, iam supor que uma pessoa estaria passando por aquele cenário. Caberia a cada aluno decidir como seria essa pessoa em termos de gênero, idade, cor, estado civil. Poderia ser alguém conhecido ou desconhecido…

Neste mundo paralelo, a pessoa “criada” na imaginação deles, após possíveis seis meses de quarentena, estaria passando por ali, justamente para encontrar alguém que não tinha visto durante todo esse tempo.

Com esse desafio na mente, eles escreveram histórias com cerca de 2000 caracteres, descrevendo parte da vida dessa pessoa, quem ela iria encontrar, o que ela viveu nesse período de reclusão, que pensamentos passaram pela cabeça dela, o que viveu ou queria viver junto com quem iam encontrar… Tiveram liberdade para criar.

E assim surgiu a Primeira Pauta do resto da vida deles. Feita em casa, e com a imaginação a mil. Confiram mais esta edição do Projeto Primeira Pauta, lançado pelo Curso de Jornalismo da UNI7 desde 2017.

Texto: Ana Márcia Diógenes (Professora do curso de Jornalismo da UNI7)

Tags: , , ,