PREFEITURA: Agostinho Gósson é homenageado com nome de escola

Creche inaugurada na Granja Lisboa recebe o nome do jornalista e professor que morreu em 2015

Entre os brasileiros que adotaram o Ceará como moradia, alguns tiveram a honra de receber o título de cidadão cearense, da Assembleia Legislativa. Um deles, em particular, o jornalista Agostinho Gósson, nascido em São Paulo, filho de cearenses, soube viver intensamente esta ‘adoção’, exercendo o que mais gostava de fazer: o jornalismo. Este reconhecimento aconteceu em 2012. No dia 11 de dezembro de 2015, porém, Agostinho morreu, aos 63 anos, após algum de tempo de luta contra um câncer de fígado.

Agostinho Gósson é reconhecido por ter feito parte da formação acadêmica de vários jornalistas cearenses, como Érico Firmo, do jornal O Povo (Foto: Tatiana Fortes)

Na última quarta-feira, 14, o jornalista, professor, radialista e ouvidor da Universidade Federal do Ceará (UFC) recebeu mais uma homenagem. Desta vez da Prefeitura de Fortaleza, com a inauguração do Centro de Educação Infantil Professor Agostinho Gósson, no bairro Granja Lisboa (Regional V). A unidade contemplará até 240 crianças de 1 a 5 anos de idade.

A inspiração na primeira infância, por certo, não faltará às crianças da creche. Agostinho é referência para muitos jornalistas cearenses. Vale lembrar o que escreveu o ex-aluno e o jornalista Érico Firmo, editor de Cotidiano do jornal O Povo, em artigo, no dia seguinte à morte de Gósson: “professor de gerações de comunicadores que passaram pela Universidade Federal do Ceará (UFC)”.

Em outro trecho do artigo, Firmo ressaltou as qualidades do professor Gósson: “Por mais de duas décadas, Agostinho ensinou o bê-á-bá da atividade aos estudantes que se aventuravam a aprender a fazer jornal naquela que, até a virada do século, era a única escola da profissão no Ceará”.

A creche inaugurada pelo prefeito Roberto Cláudio possui área total de 2.800m², com 1.510,23m² de área construída. O equipamento faz parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância).

Moradores acompanham a inauguração do novo centro infantil, que contemplará até 240 crianças de 1 a 5 anos de idade (Foto: Alcides Freire)

Tags: , , , , , , ,