Notícias

PRAÇA DA IMPRENSA: Reforma muda rotina de comerciantes e frequentadores

Categoria:

Uni7 Informa

0

População do entorno da praça espera reformulação estrutural e melhorias na segurança

“A praça terá também, espaço para caminhadas. Tudo pensando na revitalização da área”, afirma Ferreira

“A praça terá também, espaço para caminhadas. Tudo pensando na revitalização da área”, afirma Ferreira

Uma das áreas de lazer mais tradicionais da Aldeota, a Praça da Imprensa está sendo reformada. Localizada no cruzamento das Avenidas Antônio Sales e Desembargador Moreira, a praça é ponto de comércio de bancas de revistas, taxistas, vendedores ambulantes e serve de área de convivência da população.Com início no mês de outubro, de acordo com a prefeitura, a entrega da obra está prevista para dezembro deste ano.

A Secretaria Executiva Regional II (SER II) é a subprefeitura responsável pela região da praça. Informa, porém,que a reforma não está sendo feita pela prefeitura. “A Praça da Imprensa foi adotada pelo Grupo Edson Queiroz. O equipamento público será totalmente reformado para gerar mais conforto para a população”, afirmou a assessora de imprensa daSER II, Ravenna de Paula. O Grupo a abraçou por meiodo projeto Adote o Verde. Elepermite que praças, canteiros centrais, parques e jardins públicos de Fortaleza sejam adotados. Um plano de reforma precisou ser apresentado e avaliado pela Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) para que o projeto tivesse início.

Uma das 69 praças que já se encontram em reforma na Capital, a Praça da Imprensa irá contar com equipamento público totalmente reformado para gerar mais conforto para a população, afirma o engenheiro responsável pela reforma, Marcelo Ferreira. “Vai haver substituição de cem por cento do piso e ser renovada a parte de vegetação baixa. Além disso, haverá a criação de espaços, com caramanchões, para que a população possa vir e socializar”, explica.Os bustos característicos da praça estão passando por restauração e haverá um espaçocoberto exclusivo para eles. Segundo Ferreira, a reforma é superficiale as quatro células de reservatório de água da Cagece, que existem abaixo do solo, não serão prejudicadas.

Fernando Filgueiras: “Seria ótimo se após a reforma implantassem uma espécie de cabine com policiais, e que houvesse monitoração 24 horas aqui”

Fernando Filgueiras: “Seria ótimo se após a reforma implantassem uma espécie de cabine com policiais, e que houvesse monitoração 24 horas aqui”

A comerciante Imaculada Serpa, 45, mantém sua banca de revista há 27 anos e critica a má iluminação no período da noite. “Quando dá 18horas alguns mendigos começam a ocupar a praça e ela fica escura, facilitando os furtos e assaltos”. Fernando Filgueiras, 43, comerciante, disse que, com o início das obras, as vendas caíram. “O que a gente espera mesmo é a revitalização da praça.Talvez até mesmo a presença de uma equipe de limpeza já faria a diferença”. Também destaca a insegurança durante o dia. “Os tapumes levantados fazem com que a passagem fique somente pelas calçadas e muitas vezes não tem escapatória”, disse Filgueiras.

Na opinião de Marcelo Ferreira “a segurança da praça irá melhorar a partir do momento em que a população começar a frequentá-la. As pessoas devem ajudar na preservação do local também. Não tem como a prefeitura ou qualquer outro grupo manter essas localidades, se as pessoas não se tornarem parceiras na continuidade da preservação do local”, alerta. De acordo com o engenheiro, está previsto o investimento de, no mínimo, R$ 100 mil reais. O projeto é financiado pela instituição responsável, o Grupo Edson Queiroz.

“A reforma, iniciada no dia 1° de outubro, mantém o prazo de 92 dias até sua entrega”

“A reforma, iniciada no dia 1° de outubro, mantém o prazo de 92 dias até sua entrega”

Serviço
Edital Adote o Verde:
Para acessar o edital Adote o verde e checar os procedimentos para ser pemissionário de uma área verde da cidade: http://migre.me/dMxgm

Mais informações:
Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma)
Onde: Avenida Deputado Paulino Rocha, 1343 – Cajazeiras.
Telefone: 3482 9439

Evelyn Barreto
3º semestre

Tags: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.