Portal Quinto Andar é lançado em noite de palestra e certificações do Design

“Não se pode mentir sobre a imagem da empresa. A imagem projetada deve representar fielmente o que a empresa de fato é”, afirma o professor e doutor em Webdesign, Paulo Alcobia, durante palestra sobre "imagem corporativa" na Fa7. (Foto: Matheus Coutinho)

“Não se pode mentir sobre a imagem da empresa. A imagem projetada deve representar fielmente o que a empresa de fato é”, afirma o professor e doutor em Webdesign, Paulo Alcobia, durante palestra sobre “imagem corporativa” na Fa7. (Foto: Matheus Coutinho)

Os alunos dos cursos de Comunicação e Design foram acolhidos pelo diretor da Faculdade 7 de Setembro, Dr. Ednilo Soárez, ontem, 27, na abertura oficial do semestre do turno da noite. Durante o evento, alunos do curso de Design receberam os certificados do módulo de formação básica da coordenadora Nila Bandeira. A programação foi encerrada com palestra do professor português Paulo Alcobia, que ensina na rede global de instituições acadêmicas privadas, Laureate International Universities (LIU).

A abertura ocorreu no auditório do segundo andar, que também foi palco do lançamento do portal Quinto Andar, produto jornalístico dos alunos do curso de Jornalismo, focado no mundo acadêmico da Fa7. O professor Miguel Macedo, coordenador do Núcleo de Produções Jornalísticas (NPJor), responsável pelo site, ressaltou que o novo produto da instituição não se restringirá ao curso de Comunicação Social, mas deve abraçar toda a faculdade. “É um espaço para os alunos”, enfatiza Miguel.

Outra novidade é o formato atual da revista Matéria Prima. Ela deixará de ser um produto da disciplina de Planejamento e Edição de Revistas para assumir o papel de revista do curso de Jornalismo. No dia 4 de setembro, ocorrerá a primeira reunião de pauta para definir o tema da próxima edição.

Com tantas novidades, expectativas são criadas, sobretudo naqueles alunos que se encontram na reta final do curso. É o caso de Giuliano Vandson, que já vislumbra a proximidade da graduação. “No meu TCC, falarei sobre política e jornalismo investigativo. Estou só aparando algumas arestas”, detalha Giuliano.

Imagem Corporativa 2

Paulo Alcobia, professor e doutor em Webdesign, foi presenteado pelo doutor Ednilo Gomes Soárez, diretor acadêmico da Fa7, com um livro de autoria do diretor. (Foto: Matheus Coutinho)

Após ser presenteado com um livro de autoria de Ednilo Soárez, o professor Paulo Alcobia ministrou palestra abordando a importância das informações visuais aplicadas à comunicação. “Não se pode mentir sobre a imagem da empresa. A imagem projetada deve representar fielmente o que a empresa de fato é”, afirma o professor.

A palestra foi muito aguardada pelos alunos, entre eles, o estudante de jornalismo Guilherme Paiva. “Vou tentar design editorial, você percebe que o visual é muito importante porque ele é que vai chamar a atenção do consumidor para aquele produto”, resume Guilherme.

Paulo Alcobia é doutor em webdesign e coordenou pós-graduações em Webdesign e Artes Gráficas do Instituto Superior de Educação e Ciências (Isec), em Portugal. Antes da palestra, ele conversou com o Quinto Andar sobre alguns assuntos, incluindo o mercado de trabalho na área do design em Fortaleza. Confira os principais trechos:

Quinto Andar: Como se aplica as informações no Design, na Publicidade e Propaganda e no Jornalismo?

Paulo Alcobia: É muito fácil e muito difícil. É fácil porque só é preciso conhecer os destinatários. Se não souber nada dos destinatários, como pensam, como vivem, como trabalham e qual a experiência que eles têm, não se consegue fazer bom design.

QA: É preciso conhecer o público-alvo, então…

Alcobia: Não vale a pena eu gostar daquele trabalho, se a pessoa pra quem eu fiz o serviço não estiver no mesmo degrau de entendimento. Quando se diz que determinada revista ou jornal tem um design feio ou ruim, é preciso perguntar se esse design é mesmo feio, ou se ele, apenas, está apropriado ao público-alvo que a publicação busca atingir.

QA: O que as pessoas que vão assistir à sua palestra podem esperar?

Alcobia: Falarei sobre identidade corporativa e sobre as confusões que fazem em termos de nomenclatura, em termos de moda, e explicar o que é identidade corporativa. Espero que as pessoas não adormeçam (risos). Tentarei contar umas piadas, inclusive para ver se ninguém adormece. Tentarei mostrar a importância de uma cidade que está a assumir a dianteira, como é Fortaleza, com cerca de 2 milhões e 800 mil habitantes, a importância do desenvolvimento da qualidade da comunicação, seja ela qualidade publicitária, visual, informativa ou funcional. Os designers que estão no mercado saibam qual é a necessidade do cliente, mas também atentem para a importância do destinatário da mensagem.

Aflaudísio Dantas
7º semestre