PIMP MY CARROÇA: Projeto que ajuda catadores de material reciclável é destaque no Diário do Nordeste

Iniciativa de professor e estudantes de Publicidade da FA7 acontece pela primeira vez em Fortaleza

Integrantes do grupo reunidos para decidir o dia de entrega da carroça do Seu Maciel (Foto: Sarah Veloso)

Os catadores de material reciclável geralmente são invisíveis para a maioria das pessoas. Com o objetivo de mudar essa realidade e incentivar que esses trabalhadores ganhem autoestima, o professor Thyago Cabral e doze alunos de Publicidade e Propaganda da Faculdade 7 de Setembro (FA7), na disciplina de Projeto Integrado em Mídia Impressa, desenvolveram o projeto “Pimp My Carroça”. Na prática, oferecem materiais de segurança e deixam a carroça que eles utilizam bonita, com a pintura de um artista de renome.

Segundo Cabral, as pessoas, muitas vezes, não entendem a importância do catador, o serviço de separar e reciclar o lixo. “É uma profissão digna como todas as outras. O nosso desejo é que as pessoas vejam esse tipo de profissional de uma forma diferente, não só como aquele cara que atrapalha o trânsito, mas como uma pessoa que faz a diferença na sociedade”, explica o professor.

O grupo oferece materiais de segurança e deixam a carroça que eles utilizam bonita, com a pintura de um artista de renome (Foto: Sarah Veloso)

O grupo oferece materiais de segurança e deixam a carroça que os catadores utilizam bonita, com a pintura de um artista de renome (Foto: Sarah Veloso)

A primeira ação da iniciativa é ajudar Maciel dos Santos, catador há oito anos no bairro Jardim das Oliveiras, que trabalha com uma carroça alugada. Os estudantes querem dar uma carroça nova e equipamentos de segurança a Seu Maciel, que custaria em média R$ 900,00. Eles conseguiram o dinheiro por meio do site Catarse, com uma página onde explicavam a história do catador e quem simpatizasse com a ação poderia contribuir.

“O projeto começou como uma proposta do professor para a nossa VP2 (Verificação Parcial). Mas, a gente se engajou tanto que não vimos como uma prova, a sala toda comprou a ideia e levamos para além do planejado dentro da sala”, conta a estudante Jessica Pereira. O projeto “Pimp My Carroça” foi destaque em reportagem recente do jornal Diário do Nordeste, você pode conferir clicando aqui.

Clara Jovino
4º semestre

Tags: , , , , , , , , , , ,

1. Parabéns pelo tema abordado!

Contudo deixo aqui o sentimento de que essa mesma preocupação com uso dos equipamentos de segurança deveriam atingir diversos outros setores. Tenho certeza que o uso do EPI será de SUMA importância, contudo em diversas outras áreas existe essa necessidade porém como não há uma conscientização maior muitos ainda dos usuários e trabalhadores estão a perde a vida no exercício de suas profissões, Fico feliz em ver notoriamente uma maior preocupação nesse sentido principalmente com o Ministério do Trabalho atuando forte nessa conscientização. Nós que trabalhamos na área por diversas vezes enfrentamos também o desafio de conscientizar que o EPI devem também possuir qualidade e especificações que atendam a situação, pois hoje o que acontece muito e o comprador achar que qualquer equipamento server e se guiar apenas pelo preço muitas vezes indo contra o técnico do trabalho.

Mais uma vez parabéns pelo tema abordado!

Att,
    César Moura