PIMP MY CARROÇA: Projeto entrega carroça personalizada a catador de materiais recicláveis

A iniciativa dos alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade 7 de Setembro (FA7) é pioneira na Capital

O processo de transformação da carroça contou com a participação de alunos e de grafiteiros profissionais (Foto: Sarah Veloso)

José Maciel dos Santos, catador de materiais recicláveis, foi homenageado pelo “Pimp My Carroça” com a entrega de uma carroça personalizada, na noite de quinta-feira, 4, na FA7. O projeto tem como intuito melhorar a autoestima desses profissionais da área da reciclagem por meio da customização de carroças. Essa foi a primeira vez que o Pimp My Carroça aconteceu em Fortaleza.

Marcelo Freire, aluno do curso de Publicidade e membro do Pimp My Carroça, foi um dos responsáveis pela realização do sonho de Maciel. Foi ele quem o encontrou para fazer parte do projeto. “Ele mora lá na minha rua já há dois anos cuidando de uma casa e trabalhando como catador”, disse. “O único problema é que ele não tinha uma carroça, pois a que ele usava era alugada”, revelou. Apesar disso, o projeto conseguiu arrecadar verba para aquisição de uma nova carroça, que em seguida foi customizada. “Conseguimos 1.200 reais em doações, isso graças aos 27 parceiros espalhados pelo país”, revelou.

Agora com a carroça customizada, Maciel já sonha em ter sua própria casa. “Penso em comprar uma casa para mim, daqui no máximo cinco meses”, disse emocionado. Além da entrega da carroça, ele recebeu um kit, que continha uma capa de proteção para carroça, uma blusa do “Pimp My Carroça” e vários outros itens.

Segundo o professor Thyago Cabral, o projeto foi extremamente importante para os alunos. “Como alunos de publicidades, ele vão vender projetos e hoje eles venderam o Maciel para que as outras pessoas possam ajudá-lo”, afirmou.

"Agora com a carroça, toda a minha vida vai mudar", disse Maciel (Foto: Sarah Veloso)

“Agora com a carroça, toda a minha vida vai mudar”, disse Maciel (Foto: Sarah Veloso)

O processo de transformação da carroça contou com a participação de alunos e de grafiteiros profissionais. Vale salientar a participação do grafiteiro Bruno, mas conhecido como “Spote”. Para ele, a arte ajuda a melhorar a imagem desse profissional da área de reciclagem. “Chama a atenção de quem está de fora para essas pessoas que estão no nosso dia-a-dia e a gente não percebe” afirmou.

Daniel Costa
4º semestre