PESQUISA RADIOFÔNICA: Ex-aluna de Jornalismo da FA7 comemora conclusão de mestrado na UFRN

Jornalista Mônica Arruda fala sobre o percurso profissional e compartilha sua experiência com professores e o interesse dos alunos para a pós-graduação

"Fico muito feliz pelo título" diz Mônica Andrade (Foto: Arquivo pessoal)

“Fico muito feliz pelo título” diz Mônica Andrade
(Foto: Arquivo pessoal)

Com o tema “A interação no rádio: a participação do ouvinte no programa Debates do Povo”, a jornalista Mônica Araújo Andrade é a primeira mestra em Comunicação Social, graduada pela Faculdade 7 de Setembro (FA7). Da turma de 2011, com habilitação em Jornalismo, Mônica está muito feliz com o título. “Estou muito contente. Espero que cada graduado da FA7 encontre seu caminho, seja na carreira acadêmica ou não”, disse ao portal Quinto Andar, a nova mestra pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O tema foi objeto da monografia de sua graduação, mas com propósito diferente. Na graduação, o estudo foi de recepção, baseado nos ouvintes, enquanto no mestrado ela analisou a participação do ouvinte diante das novas ferramentas e formas de interação no rádio. Na UFRN, Mônica foi aluna do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Arte – CCHLA.

Em relação à carreira acadêmica, ressaltou que ainda está começando. “Sei que é um caminho difícil, de muito trabalho, de renúncia, de esforço físico e mental. Mas, não me vejo longe desse mundo acadêmico”, afirmou, destacando que não tem pressa em realizar as etapas da carreira. “Quero aproveitar cada momento e desafio”, revelou.

Mônica considera que a FA7 foi decisiva para sua opção pelo mestrado. “Costumo dizer que o vírus da pesquisa e principalmente o gosto pela mídia radiofônica surgiram durante a graduação. O conhecimento e a generosidade da professora Kátia Patrocínio e Ismar Capistrano, como orientador da monografia, foram fundamentais”, conclui a ex- aluna.

Daniel Costa
3º semestre