PERFIL: Vitória Glamoda representa o Ceará na quebra de padrões no Youtube
A influenciadora digital é pioneira na produção de conteúdo sobre maquiagem e moda plus size acessível, para o seu canal no Youtube, onde conta com mais de 16 mil inscritos
Mais conhecida como “Blogueira do Povão”, Vitória Glamoda, 23, é influenciadora digital, Youtuber e ex participante do Reality “Corrida das Blogueiras”, do canal “Diva Depressão”, no YouTube. Vitória chegou entre os finalistas do reality e representou bem o Ceará. Atualmente, continua seu trabalho de influenciadora digital com a produção de conteúdo sobre maquiagem e moda plus size acessível para o seu canal no Youtube, “Vitoriaglamoda”, que conta com mais de 16 mil inscritos.
A blogueira, que tem uma identidade digital um tanto que singular, traz muito regionalismo e realidade para os seus conteúdos no Youtube, além de ser muito acessível. Ela explicou o porquê do nome “Blogueira do Povão”. “O meu slogan na Internet é Blogueira do povão, porque meu intuito é ensinar maquiagem e moda de forma acessível, é mostrar para as meninas e para os meninos que me acompanham, que você consegue se maquiar usando uma marca que não é importada, caríssima, chiquérrima e mostrar uma versão real de mim”, disse.
Empenhada em se tornar uma grande produtora de conteúdo, Vitória lembra que o seu sonho surgiu quando assistiu pela primeira vez ao filme “Diabo Veste Prada” de 2006. “Um filme que mudou minha vida. Eu me apaixonei pela personagem da Miranda! Disse: “meu Deus, preciso ser essa mulher, uma editora chefe de revista de moda, que legal, que máximo”… Fui pesquisar na internet como que faria para trabalhar numa revista e foi daí que comecei”.
Ela revelou as influências que a motivaram durante o seu aprimoramento e identificação com a carreira. “Conheci algumas influenciadoras digitais. Na época, o Youtube estava começando a crescer e assisti vídeos da Andreza Gullar, Camila Coelho, Bianca Andrade, e pensei ‘cara, meu sonho é trabalhar numa revista, mas ainda não sou formada. Como vou conseguir este sonho?’. E aí, continuei pensando: ‘cara, se tiver um blog vai ser como minha revista, eu que vou mandar’”.
Vitória destacou também os desafios que teve de superar para conseguir iniciar o seu projeto no Youtube. Entre os maiores estavam a falta de apoio das próprias amizade e a falta de técnica para construir a identidade do canal e produzir seus vídeos. “Na época que criei o blog, minhas amigas não acreditava em mim, falavam ‘não, você tá doida, você não vai conseguir’. Fui lá, não sabia nada de layout, de programação, e disse que iria aprender, se eu não sei, vou lá e vou aprender e aí entrei em vários tutoriais no YouTube. Tentei, foi persistindo e deu certo e comecei com o blog”.
Entre tantos desafios, Vitória superou suas expectativas e mostrou ser capaz de levar seu trabalho e carisma para uma competição de Blogueiras de nível nacional, do canal “Diva Depressão”. Durante sua participação, a youtuber teve a oportunidade de construir seu nome e divulgar o trabalho enquanto youtuber e influenciadora digital. “A gente sempre sonha que vai bombar. Sempre imaginei, mas não me atrevia a sonhar tão alto. Até que fui pro Corrida das Blogueiras, que foi o reality que participei, fui representando o Nordeste e minhas redes sociais cresceram monstruosamente do dia para a noite”, explicou.
Com a participação no Reality “Corrida das Blogueiras”, a qual chegou a ser finalista, Vitória ressalta que, embora com o prestígio trazido pelo programa ao seu canal e imagem, ainda assim, perde trabalhos por estar fora dos padrões estéticos exigidos pela mídia. “Falar de moda sendo uma mulher gorda, de beleza sendo uma mulher gorda, é muito difícil. Tem muita marca que fecha as portas, que não acredita em mim. Já ouvi de lojas de Fortaleza, que não fariam parcerias comigo porque o meu rosto não era um rosto ‘vendável’, por eu ser gorda, e isso é muito pesado porque já me peguei tentando mudar quem sou pra me adaptar”, desabafou.
Ao relembrar a experiência no Reality, ela também desabafou sobre as coisas que a afligiam durante o processo de gravação da competição. “Pensei muito sobre essas questões, até mesmo na época do reality, de ter que emagrecer, de ter que tirar o meu regionalismo pra me adaptar. Ouvi muito comentário xenofóbico, por ser nordestina”.
Com todo o protagonismo conquistado no cenário de Influenciadores cearenses, Vitória diz que ser influencer não é fácil. Ao utilizar metaforicamente de um iceberg, ela indica que por trás de todos os vídeos de seu canal no Youtube, existe muito trabalho árduo envolvido. “As pessoas têm a ilusão de que ser blogueira é só ‘closar’ e fazer foto pro Instaram. Queria eu que fosse só clone. Posar pra foto é só a camada do iceberg, que é muito mais profundo.”
Texto: Nathan Silpe (3° semestre – Jornalismo/ UNI7)
Fotos: Reprodução/Instagram