PERCURSOS: Mostra apresenta filmes de universitários no Dragão

Projeto traz exibições gratuitas de 48 curtas produzidos por estudantes de Cinema e Audiovisual da UFC, que serão distribuídos em nove sessões durante os três dias de evento

Desta quinta-feira, 24, até sábado, 26, o Cinema do Dragão recebe a 9ª edição da Mostra Percursos. Programação gratuita, exibe 48 obras, entre curtas-metragens e videoclipes, produzidos por estudantes do curso Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O projeto é uma ação de docentes e discentes do curso. Tem como objetivo dar visibilidade aos trabalhos cinematográficos produzidos pelos alunos, além de estimular o diálogo entre os jovens artistas e a sociedade.

As produções foram distribuídas em nove sessões por uma curadoria formada pelos próprios estudantes, de forma que as obras conversem entre si. Estas sessões foram nomeadas na programação por títulos de filmes nordestinos e terão exibição às 14h, 16h e 18h em cada dia da mostra, seguidas de debate.

Umas das organizadoras da Percursos, Rebeca Karam, disse que as pessoas podem esperar filmes bem variados. “O público que for acompanhar mais de uma sessão, vai notar um leque bastante amplo. Este ano a nossa programação tem animação, documentário, videoarte, videodança e muita ficção também, que passeia por diferentes cinemas, estéticas e narrativas”.

Rebeca disse que este é um momento de celebrar a conclusão de mais um ano. “Somos um curso de cinema, universitários, estudantes de arte. Então, mais do que nunca, a gente precisa resistir ao que está acontecendo ao nosso redor. Neste ano a gente precisa celebrar essas obras, celebrar essa resistência, valorizar o que está sendo feito e fortalecer esses espaços”, concluiu.

Diretora de Lilas, um dos filmes que serão exibidos na Mostra Percursos, Laís F. Oliveira afirmou que ver sua obra no Cinema do Dragão é de uma alegria enorme. “A primeira exibição chorei (risos). Acho que foi ali que notei que realmente quero fazer isso pra vida”.

Litelton Firmiano, Lucas Gabriel e Lais F. Oliveira em bastidores de “Lilas”

Sobre as dificuldades enfrentadas na produção, Laís citou a falta de experiência e de apoio. “Independentemente de ser cinema universitário ou comercial, você sempre vai precisar de, no mínimo, outra pessoa que acredite na sua ideia e te apoie. Lilas surgiu de uma ideia que me vinha na cabeça toda vez que ouvia a música Lilac Wine, de Jeff Buckley. Todo mundo que me apoiou, os meninos que fizeram o roteiro comigo e toda a equipe me deram suporte e embarcaram em uma ideia que antes parecia sem noção, mas todo mundo embarcou e tudo fluiu”, completou.

Serviço:

percursos.ufc.br/2019/

Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)

Acesso: Gratuito

Texto: Lennon Costa (4º semestre – Jornalismo/UNI7)

Fotos: Divulgação/Mostra Percursos e Divulgação/Treta Entretenimento)

Tags: , , , ,