JURGEN HABERMAS: Filósofo é escolhido como pensador do semestre 2014.2 no curso de Direito

Palestra sobre a Teoria da Racionalidade Comunicativa dada pelos professores Luis Távora e Fabio Delano abriu o projeto

O organizador do projeto, coordenador Marco Aurélio com os palestrantes da noite, os professores Luis Távora e Fabio Delano (Foto: Tarcísio Feijó)

Os estudantes de Direito da Faculdade 7 de Setembro (FA7) tiveram uma noite de muito conhecimento adquirido nesta quinta-feira, 4. A abertura do projeto “Pensador do Semestre”, foi marcada por uma palestra dada pelos professores doutores da área da educação, Luís Távora e Fábio Delano.

O intelectual escolhido para ser o pensador do semestre foi Jürgen Habermas, um dos mais importantes filósofos alemães do século XX. Habermas ficou conhecido pela criação da Teoria da Racionalidade Comunicativa.

O professor Luís Távora falou sobre a Teoria da Racionalidade Comunicativa, aproximando da sociologia e da ética do direito. Já o professor Fábio Delano destacou a importância da teoria e de como ela deve ser utilizada na área.

O objetivo do projeto é fazer com que os estudantes conheçam grandes estudiosos que não sejam exclusivamente da área do direito. “Durante o semestre vão ter momentos em que esse pensador vai ser lembrado, citado. Os professores, nas respectivas disciplinas, irão fazer um link entre Habermus e o que eles estão trabalhando, de tal forma que durante este semestre, os alunos entendam que é possível compreender essa teoria e que utilidade ela pode ter na vida pessoal e profissional deles. Essa é a meta do projeto”, explica o coordenador de pós-graduação da FA7, professor Marco Aurélio.

O estudante do primeiro semestre Cecílio Antunes destaca a importância da ideologia igualitária de Habermas, para que ele possa se tornar um bom advogado e ter senso de justiça. “Acho que essa questão de ver a sociedade pelo lado mais justo e igualitário, enxergar que existem diferenças, que existe a sociedade com poder financeiro maior e pessoas economicamente menos favorecidas, como Habermas via, é fundamental para nós fazermos a diferença”, enfatizou o estudante.

Clara Jovino
4º semestre