PARLAMENTO: Estudantes têm aula de jornalismo legislativo na AL-CE

Alunos conhecem a rotina dos setores de comunicação da Casa, como as redações da Agência de Notícias, TV Assembleia e Rádio FM Assembleia, além do Plenário 13 de Maio, durante a sessão ordinária, e o Memorial Deputado Pontes Neto

A aula de campo, para algumas disciplinas, ganha maior importância por consolidar a aprendizagem. Ela reforça para o aluno, o que se viu em sala de aula. Reconhecer por meio da observação e da vivência, o universo em que as situações ocorrem, e insere o futuro profissional no cenário onde ele poderá vir a atuar como estagiário ou contratado.

Pelos corredores da Rádio Assembleia (Foto: Ana Cláudia Lemos)

Como recurso didático, a professora Ana Márcia Diógenes proporcionou aos alunos da disciplina Jornalismo Especializado II, do sexto semestre, uma manhã sobre Jornalismo Legislativo, diretamente na fonte: Assembleia Legislativa do Ceará.

A visita guiada foi acompanhada pelo Chefe do Núcleo de Comunicação Interna do Poder Legislativo, Salomão de Castro. O grupo foi recebido nos diferentes departamentos da chamada Casa do Povo, em particular naqueles relacionados com a comunicação.

O diretor da TV Assembleia Antônio José Mota acompanhou visita às instalações e estúdios (Foto: Ana Cláudia Lemos)

O Núcleo de Redação (impresso e site), com a equipe de fotografia, gestão do banco de imagens e atividades de clipagem foi o primeiro visitado. De imediato mostraram eficiência, pois, sem qualquer pré-aviso, providenciaram um registro do momento, que em poucos minutos já circulava na intranet.

Dali até a área ocupada pela TV Assembleia foi possível conferir um especial recorte da Fortaleza, pois a estrutura em vidro transparente permite, por um lado, a visão do Parque do Cocó e, pelo outro, dos prédios dos bairros nobres da cidade. O diretor da TV, Antônio José Mota, acompanhou o grupo para conhecer o estúdio de televisão e os centros de apoio ao veículo. Uma moderna estrutura, resultado de uma reforma ocorrida há pouco mais de dois anos, dá aos que ali atuam condição de trabalho provavelmente não observada em emissoras de caráter comercial.

A sala de imprensa permite a ampla cobertura de sessões parlamentares e eventos (Foto: Ana Cláudia Lemos)

A proposta da TV Assembleia é de ser elemento de aproximação entre o Poder Legislativo e a sociedade. A programação é concebida no sentido de levar aos municípios cearenses a possibilidade de verificação do trabalho dos parlamentares, dando maior transparência aos seus atos, bem como contribuindo com educação, cidadania e prestação de serviços. Mota destacou que a população, em particular os que residem no interior do estado, onde há uma menor incidência de veículos de comunicação, assiste a TV no dia-a-dia, acompanhando a partir dali a atuação dos deputados.

A rádio FM Assembleia, definida pela diretora Fátima Abreu como pública e educativa, é detentora de prêmios disputados no segmento de Comunicação. Na categoria radiojornalismo, por exemplo, teve reconhecimento de campanhas e reportagens que lhe conferiram quatro Prêmios Gandhi de Comunicação. Além das transmissões ao vivo das sessões parlamentares, reuniões e audiências públicas, a emissora produz diversificada programação cultural, onde busca destacar a arte e artistas cearenses.

Da bancada da TV onde são realizados os programas, uma visão de Fortaleza (Foto: Ana Cláudia Lemos)

O grupo teve acesso à sala reservada à imprensa (local e visitantes), no momento em que ocorria uma sessão plenária. Nessa ocasião, na prática, os alunos puderam perceber a diferença entre Jornalismo Legislativo e Jornalismo Político.

Mas, a dinâmica da casa também honra o tempo e mantém o Memorial Deputado Pontes Neto, que conta com exposição relatando a trajetória do Poder Legislativo cearense. São peças diversas, de valor histórico e sentimental sem medidas e meticulosamente organizadas. Numa prova de respeito ao cidadão, contempla elementos com registros em braille e em libras e maquetes táteis que permitem interatividade com o visitante.

Um recorte da visão panorâmica da sala de imprensa (Foto Ana Cláudia Lemos)

O fecho da manhã se deu no hall do edifício sede da Assembleia Legislativa onde, numa homenagem ao aniversário da cidade ocorrido em 13 de abril, encontram-se expostas 60 fotografias históricas de Fortaleza, cedidas pelo jornalista, historiador e desenhista técnico Miguel Ângelo de Azevedo, o Nirez.

O aluno Gabriel Barbosa, do 7º semestre de Jornalismo da UNI7, disse que a manhã foi muito proveitosa e que não é costumeiro deparar-se com espaços de comunicação tão bem equipados quanto os vistos na Assembleia Legislativa.

TEXTO E FOTOS: Ana Cláudia Moura (6º semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , , , , ,

Comentários (4)

1. Nossa! Que interessante saber um pouco mais sobre jornalismo legislativo! Não tinha ideia de muitos desses conceitos! Parabéns ao site pela excelente matéria!

- Responder