Papiro 3.0 – Vidas que enchem a cidade de vivências e possibilidades
No início de cada semestre, a disciplina de Projeto Integrado de Jornalismo Impresso propõe que os alunos se apaixonem por um tema e escolham como contar vertentes dele em texto, imagem e áudio.
A seguir, os alunos narram, por meio de web documentários, histórias de pessoas, da cidade, de lazer x segurança, de voluntários, de gente que passa e repassa por essa Fortaleza, que em 2016 completou 290 anos.
Vidas que vem e vão, enchendo a cidade de possibilidades.
Manhã
Percalços da moradia de rua
As ruas estão cheias de invisibilidade, repletas de seres desconhecidos e ignorados. Das praças ecoam gritos inaudíveis à sociedade que corre apressada, despercebida, desligada do que de fato é real. Homens, mulheres e crianças. Nas ruas, como moradores, estão seres humanos, e estes precisam de voz, estes precisam de vós, estes precisam de nós. O Webdoc “Desabafos da Rua” tenta tornar audível a voz de alguém que vive essa realidade e expor o que pensa parte da sociedade em relação ao assunto.
Adaílson Nogueira
4º semestre
Crudi-veganismo, uma opção de vida
Muitas pessoas têm procurado novas possibilidades de alimentação e de estilo de vida. Veganos abrem mão de qualquer produto com origem animal. Crudívoros vão além e consomem apenas alimentos crus, em seu estado natural. César Kaczam e Angeles Muzio, adeptos do “crudi-vegananismo”, apresentam aspectos desses tipos de alimentação. No webdoc, o casal ainda mostra o preparo de sushi com “falso arroz” a base de repolho e castanhas.
Gabriela Custódio
4º semestre
Uma gentil praça das artes e feiras
Conhecida por sua história e seus movimentos culturais, a Praça da Gentilândia serve de espaço para diversas movimentos culturais. Tendo como público seus moradores de longas gerações até o público mais jovem que por ali passa, a Gentilândia alegra algumas de suas noites com o projeto Palco Aberto. Já são quase dois anos de apresentações, que levam cultura, arte e poesia para o seu público. Quem quiser conferir: o evento acontece toda primeira terça-feira do mês, às 19 horas.
Ivan Lucas
4º semestre
Rumo ao intercâmbio social
Quando se pergunta o local onde a maioria das pessoas pensa em fazer um intercâmbio, EUA e Europa são alguns dos destinos mais citados. Mas existe uma outra modalidade, o Intercâmbio Social. E, para conhecer mais sobre essa possibilidade diferente de conhecer outras culturas, conversamos com Gleidson Dantas, que auxilia no processo de escolha e organização da viagem. Ele também falou sobre as dúvidas mais frequentes e o perfil de quem pensa em experimentar e vivenciar outros lugares.
Magno Paz
4º semestre
Obram que não acabam
Há 15 anos foi dado início a uma obra que visa duplicar a avenida Sargento Hermínio, no bairro Monte Castelo. Porém, a obra não está apenas atrasada, mas parada. Foi concluído um pequeno trecho da avenida e, desde então, o restante está um caos. Além da dificuldade no trânsito, a obra parada tem acumulado lixo, entulhos e prejudicado a vida dos moradores. No vídeo, um antigo morador da Avenida fala do quanto a demora dificulta a vida no bairro.
Natiele Maíra
4º semestre
Noite
Meu Jeito Lactose de Ser
Ter intolerância à lactose não é nada fácil. Uma vida à base de dieta especializada, restrições alimentares e, também, recheada de situações engraçadas e outras mais constrangedoras. Mas, conviver com essa peculiaridade é, no mínimo, sinônimo de um novo estilo de vida. É se adaptar, aceitar e viver sem a ingestão do açúcar do leite. O cenário já tem mudado bastante, e as empresas parecem encontrar neste público-alvo um mercado promissor. Quem já aprender a conviver com essa limitação, compartilha como descobriu a doença e fala do jeito lactose de ser e viver. Confira!
Áthila Nepomuceno
4º semestre
Histórias de amor aos animais
São mais de 30 milhões de animais abandonados em todo mundo. Em Fortaleza, 30 mil estão em situação de rua. No vídeo, você conhecerá três histórias de adoção, contadas por Lígia, Fernando e Marcelo, que relembram o dia em que encontraram Pepita, João Eudes e Rita. Três grandes encontros que mudaram em definitivo a vida dos adotantes e adotados.
Iury Medeiros
4º semestre
Reflexões sobre a Lei de Acesso à Informação
A Lei nº 12.527/11 regulamenta o direito de acesso à informação previsto na Constituição. Entre os princípios da Lei, o mais importante diz respeito à publicidade e a transparência das informações, como regra, e o sigilo como exceção. Nesse webdoc, o jornalista e pesquisador Alberto Perdigão e o deputado estadual Renato Roseno refletem a aplicabilidade da Lei, o cumprimento por parte dos entes públicos e o contexto atual.
https://www.youtube.com/watch?v=uH3x_4dyF2Q&feature=youtu.be
João Ricart
4º semestre
Quando insegurança e lazer caminham juntas
Mesmo com todo o sentimento de insegurança nas ruas de Fortaleza, as pessoas não deixam de aproveitar uma boa programação. Quando se trata de programações culturais, uma das opções bastante procuradas é o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A falta de segurança nas redondezas é considerada um empecilho por alguns, mas não tem impedido que outros curtam o é oferecido. Veja nesse webdoc um pouco do que os visitantes pensam sobre o local.
Juliana Ferreira
4º semestre
Juventude e a visão sobre política
Na democracia, o brasileiro escolhe os seus representantes. Com 142.822.046 milhões de pessoas aptas a votar, 16,1% delas são jovens entre 16 e 24 anos, segundo dados do TSE, de 2014. Cientes que podem fazer a diferença na política e no futuro do país, os jovens têm uma nova visão da política. Neste vídeo, três jovens de diferentes idades e ideias que curtiam a noite no Dragão do Mar – um dos maiores centros culturais do Brasil, localizado em Fortaleza – deram a sua opinião sobre a política brasileira e suas ideologias.
Laíne Carlos
7º semestre
Guerreiros voluntários do Karatê
A AGK comandada por Laércio (52), oferece aulas de karatê de forma voluntária no bairro Vicente Pinzon. Nos últimos nove anos, as aulas vêm acontecendo em uma sala cedida pelo Centro social Luiza Távora. A academia possui atletas com títulos de campeonatos estaduais e brasileiro, porém, apenas um deles tem patrocínio. Tudo começou quando o projeto da prefeitura de esporte na comunidade foi encerrado por falta de verba; a partir de então, o treinador Laércio criou a AGK e continuou com o trabalho de forma voluntária.
Mairla Freitas
4º semestre
Pequenos negócios contra a crise
Em plena época de crise, onde o orçamento começa apertar, contas chegam sem parar e o desemprego bate a porta, o que fazer? Como se virar? Os pequenos negócios podem tirar as pessoas do sufoco. Luciane Romão, 34, indo na contramão de todo esse contexto, fez uma escolha: aproveitou uma oportunidade e preferiu seguir com seu próprio negócio. A edição 2016.1 do Papiro 3.0 mostra um pouco da história desta mulher batalhadora no webdoc abaixo. Confira!
https://drive.google.com/file/d/0BzREzwUTvn6xTDNteHRacWo0enc/view
Gabrela Rolim
7º semestre
Faça você mesmo seus objetos
Tendência nas redes sociais, o DIY (Do it yourself, em inglês e Faça você mesmo, em português) está fazendo a cabeça dos usuários. O sucesso do gênero Faça você mesmo pode ser lido na nossa edição 2016.1 do jornal Papiro e, também, neste webdoc com os bastidores de um vídeo tutorial de Patrícia Mirza, “”digital influencer cearense que produz conteúdo semanalmente.
Niedja Amazonas
8º semestre
WhatsApp materno
Neste webdoc, observamos como o software WhatsApp pode contribuir na vida de uma mãe de primeira viagem. Hilda Maria explica como, por meio dos grupos de WhatsApp, as mães conversam para esclarecer as dúvidas, pedir indicações de quais profissionais e clinicas médicas frequentar, qual a alimentação utilizar nas fases de desenvolvimento dos bebês, como tratar as reações que surgem nas primeiras vacinas e outras peculiaridades dos primeiros meses de vida.
Paulo Mesquita
4º semestre
Negócios, do virtual para o real
Aproveitando o sucesso de vendas nas redes sociais, as lojas online estão apostando em também estar em um ambiente físico para receber bem os clientes. Além de investir em boa qualidade de fotos e em um bom site, também é preciso ter um local onde os clientes se sintam à vontade. Neste webdoc, conversamos sobre essa tendência, com a jovem empresária Rebeca Nogueira.
Weider Gabriel
4º semestre