#FORUMUNILABFA7: A juventude pobre e negra sob o olhar da grande mídia

Com o auditório lotado, os palestrantes instigaram os alunos a ter um acalorado debate sobre a temática

Professor da Fa7 e vereador João Alfredo iniciou o discurso sobre a imagem do negro na grande mídia (Foto: Daniel Silva)

A manhã do segundo dia do Fórum de enfrentamento à violência contra a juventude pobre e negra, quinta-feira, 9, foi dedicada ao debate sobre a cobertura da imprensa. O professor da Direito da Faculdade 7 de Setembro (FA7) e vereador João Alfredo (PSOL) e Margarida Marques, militante do Movimento Social de Negros debateram o tema “A juventude pobre e negra sob o olhar da grande mídia. A professora doutora Ana Vládia Holanda Cruz, da Fanor, atuou como mediadora da mesa.

Com o auditório completamente lotado, João Alfredo iniciou a discussão sobre a imagem do negro na grande mídia, e deu grande destaque para o caso polêmico da jovem Mirian França, que ficou presa sob a suspeita de ter participado da morte da italiana Gaia Molinari, em Jericoacoara, no dia 25 de dezembro de 2014. De acordo com professor, os meios de comunicação só envolveram a questão de cor, a partir do desabafo da mãe da carioca e afirmou que isso retrata “que quem é negro, tem muito mais chance de ser preso e morrer no Brasil”, ressaltou João Alfredo.

Participante do Movimento Social de Negros, Margarida Marques, fez comparação do jovem negro nos programas de televisão (Foto: Daniel Silva)

Na segunda etapa da palestra, quem discorreu para o público presente foi a participante do Movimento Social de Negros, Margarida Marques. O destaque para seu discurso foi quando fez uma comparação entre os programas policias e o restante da grande mídia, para mostrar a diferença em como são retratadas pessoas comuns e jovens negros ao serem presos. No encerramento das discussões houve debate com os alunos presentes, que discutiram com os professores e a militante, vários pontos abordados na discussão.

Para finalizar, a professora Ana Vládia, formada em Psicologia na Unifor e participante do Comitê Cearense pela Desmilitarização da Policia Civil, abriu um debate com os alunos presentes no auditório do Direito no segundo andar da FA7. Destaca-se que os alunosparticiparam ativamente com perguntas de diferentes pontos abordados durante a explanação dos palestrantes, ultrapassando o horário de aula para a conclusão do debate.

Lígia Duarte
7º semestre