PALESTRA: A arte de produzir grandes festivais culturais
No mundo inteiro, grandes espetáculos atraem pessoas de todas as idades e, entre eles, os produtores de eventos
O orçamento, a segurança, o espaço além dos patrocinadores e demais etapas do planejamento de um evento foram assuntos da palestra do engenheiro e produtor do show business, Luiz Cláudio Duarte, na Faculdade 7 de Setembro (FA7), quinta-feira, 25. Ele explicou para os estudantes de Publicidade como se produzem os grandes eventos culturais, shows festivais.
Ao contar no currículo os 34 anos de experiência em mega produções no Brasil e no Mundo, como o Rock in Rio Lisboa, Coca-cola Vibe Zone e o Carnaval de Rua do Rio de Janeiro, Duarte defende que a profissionalização efetiva de um produtor de eventos requer tempo e dedicação. “Há muitos produtores no mercado, muitos mesmo. Só que apenas se destacam aqueles que são competentes em seus trabalhos e que, por consequência, acabam conquistando a confiança de vários clientes.”
No Brasil, a expectativa é que o consumo de shows cresça 39% até 2018, de acordo com Gardênia Rogatto, especialista em entretenimento da consultoria PwC Brasil. O mercado de shows no País, que em 2013 gerou €118 (R$ 357) milhões, pode passar para €165 (R$ 496) milhões em 2018.
No Ceará, a mudança é real. O aumento dos shows locais e de eventos culturais mostra que as autoridades governamentais começam a oferece um cenário diferente para a esfera cultural cearense. Ao Quinto Andar, Duarte revelou que já tem planos para produzir um festival em Fortaleza.
Ao apresenta a Lei Rouanet aos alunos ressaltou que defende o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais. “A criação da lei já foi uma conquista, mas, como tudo que não é aplicado é esquecido, minha meta maior é de executá-la. Tornar fácil o acesso ao que é direito de todos”, afirma.
Evelyn Barreto
3º semestre