Notícias

Olhares: As perspectivas econômicas em 2022 diante da retomada do turismo em Fortaleza 

Categoria:

Texto, Uni7 Informa

0

Com o avanço da vacinação a capital Cearense volta a projetar aumento no número de turistas e das receitas geradas pelo setor

Praia do Futuro em Fortaleza – Reprodução/Praias de Fortaleza.net 

Desde o final da segunda onda de covid-19, e com a aceleração da vacinação, o Brasil vive uma queda acentuada nos números de infecções e de óbitos causados pela doença. Esse cenário propiciou a reabertura de uma dos setores mais atingidos pelas medidas de restrições, o turismo. 

Com a retomada do turismo, a capital cearense deve continuar a ser um dos principais destinos turísticos do país. No seu boletim mensal a Associação Brasileira

das Operadoras de Turismo (Braztoa), mostra Fortaleza no ranking dos destinos mais procurados em outubro no trade doméstico. 

Pontos Turísticos de Fortaleza 

Praia de Iracema 

Fortaleza é uma cidade de muitos encantos, falar da cidade é lembrar automaticamente de belas praias, que encantam turistas e moradores. 

A praia de Iracema é uma dessas belezas é um dos pontos principais de Fortaleza. Apesar de estar em reforma, o Espigão de Iracema atrai muitas pessoas e continua sendo um ponto forte de visitas para quem quer praticar um exercício ao ar livre, apreciar a cidade ou simplesmente admirar um lindo pôr do sol. 

Praia do Futuro 

Não tem como se falar em praias de fortaleza e não mencionar a Praia do Futuro, uma das belas e movimentadas da cidade. 

O turismo é forte por lá, e a mais popular de Fortaleza., águas limpas e maresia forte apesar disso há bastante visitantes e tornar isso um ponto forte para os surfistas que sempre são vistos por lá. 

As barracas são um atrativo à parte, a praia é lotada delas e estão cada vez mais sofisticadas com piscinas próprias, lounges e até mesmo saunas. 

Toda essa junção faz com que a Praia do Futuro seja um lugar certo para passar quando estiver na cidade. 

Museu do Ceará 

Fortaleza também é cultura e quanta cultura há por aqui diga se de passagem, o Museu do Ceará está aí para mostrar um dos pontos culturais mais visitados da cidade. 

É o primeiro museu do Estado criado por decreto em 1932, mas aberto ao público em janeiro de 1933. Segundo a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT), o museu reúne um acervo bastante variado, resultado de compras e, sobretudo, de doações de particulares e instituições públicas. Entre moedas e medalhas, há

quadros, móveis, peças arqueológicas, artefatos indígenas, bandeiras e armas. Há também peças de arte popular e uma coleção de cordéis publicados entre 1940 e 2000 (950 exemplares). 

Um ponto turístico em Fortaleza que encanta pela cultura preservada e conta ainda com guia turístico. 

Mercado Central 

É hoje o maior mercado de artesanato do Brasil.O espaço possui mais de 500 lojas, distribuídas em 5 pavimentos, todos com acessibilidade, contendo rampas e elevadores. 

Conhecido pelo artesanato e comidas típicas da região nordeste, é com certeza outra parada indispensável para os turistas que querem conhecer mais sobre a cultura e ainda levar uma lembrancinha da cidade. 

Expectativa Para 2022 

Para a economista Naiara Lima, a retomada em Fortaleza “está acontecendo de forma progressiva como esperado, mas não como visto anteriormente no momento pré- pandêmico”. A economista apontou uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) onde houve um crescimento de 16,7 % nas atividades turísticas no Ceará. “De dezembro até fevereiro a expectativa é que esse número continue a crescer, afinal o turismo é um ponto econômico muito importante para a cidade”, acrescentou Naiara. 

No Ceará, a expectativa é receber turistas de todo o país durante o verão, com Fortaleza ainda se configurando entre os principais destinos nacionais e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) prevendo um crescimento econômico de 1,4% para o estado em 2022. 

Contudo, diante da possível ameaça de uma nova onda de infecções por covid, o governo do estado e a prefeitura da cidade tem se resguardado da realização de grandes eventos públicos, tendo o governador Camilo Santana proibindo a realização de grande festas de reveillon por decreto, cancelando a tradicional festa no aterro da Praia de Iracema. Apesar desse contexto, empresários do setor ainda consideram o

cenário positivo, uma vez que o decreto não impede a chegada de turistas e nem festas privadas, permitindo eventos de até cinco mil pessoas. 

Ainda segundo a economista Naiara Lima, “o réveillon na beira mar é um dos eventos que atrai mais turistas em Fortaleza, visto que de forma econômica é uma grande perda a não realização do evento, como foi dito o turismo há um aumento das receitas de quase todos os serviços”. Mas concorda com o governo sobre o cancelamento do evento, devido a nova variante que não se sabe o real potencial dela, “o mais prudente é que haja o cancelamento.” 

Mesmo assim, a Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza, prevê um fluxo de 500 mil turistas na capital, entre os meses de dezembro de 2021 a janeiro de 2022. A estatística foi feita pelo Observatório do Turismo, ligado à pasta, tendo os cálculos baseados também na movimentação do Aeroporto da Cidade, que é estimada pela Fraport, concessionária que administra o equipamento. 

Para Adyla Laura, mestra em economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) o setor turístico foi um dos mais afetados pela pandemia, mas a abertura gradual vem dando fôlego às atividades turísticas graças ao avanço da vacinação. Adyla cita como exemplo um dado do IBGE que “estimou um aumento de 5,1% no crescimento das atividades turísticas no Ceará ficando em terceiro lugar a nível nacional, perdendo apenas para Goiás e Paraná”. A economista completa dizendo que a é um setor que vem se recuperando aos poucos, mas que estamos conseguindo sair dos prejuízos. 

Pela projeção da Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza, os turistas devem gastar em média R$ 613,45 tendo uma permanência na capital de cinco dias. Na prática essa entrada de receitas movimenta mais de 50 setores, dando fôlego a um setor já muito impactado pela pandemia. 

Em entrevista recente ao jornal Diário do Nordeste, o secretário de Turismo da cidade, Alexandre Pereira disse está com a expectativa em alta já que a os recursos trazidos por turistas impactam em vários setores, “Costumo dizer que o dinheiro do turismo é um dinheiro novo que entra na cidade e é distribuído nos mais diversos segmentos, impactando desde o pipoqueiro ao hoteleiro, passando pelos taxistas, garçons, proprietários de bares, entre muitos outros. Esse retorno do turista é uma grande injeção de ânimo para o setor”. 

Segundo a Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa) desde o início da retomada, Fortaleza vem se destacando como um dos destinos mais

procurados do país, sendo em agosto de 2021 o mais vendido do Brasil. Ainda assim, para a economista Adyla Laura, o Ceará peca muito na divulgação, “então eu sinto falta, do estado ter uma divulgação mais intensa dos nossos pontos turísticos, se vender”. Para ela, o governo deveria vender melhor o estado, suas riquezas culturais e naturais, e justifica a opinião falando dando como exemplo o fato de que “nós conterrâneos não sabemos, imagina uma pessoa que é de outro estado ou de outra região”. Adyla considera que a publicidade deve ser melhor explorada já que ela tem o poder de agregar ainda mais possibilidades de receita ao setor, segundo ele. 

O próximo ano traz grandes expectativas, mas “neste momento é melhor agir com cautela e evitar possíveis perdas ainda maiores do que já tivemos”, conforme opina a economista Naiara Lima. Segundo o Secretário de Alexandre Pereira, Fortaleza deve continuar a seguir todos os protocolos de segurança contra a covid, e diz que foi a vacinação que possibilitou a reabertura das atividades turísticas, chamando também a população a continuar o processo de vacinação “É preciso que as pessoas entendam a importância de se vacinar. […] Considerando que a pandemia ainda não está totalmente controlada e esperando que muitos ainda sejam vacinados, a tendência é que os números de 2022 sejam ainda melhores se comparados com os mesmos períodos de 2021″. 

Diante das palavras do secretário, é possível entender a expectativa do setor em 2022. Retomada, crescimento no número de turistas e de receita, um ganho que não se restringe apenas ao turismo mas a toda economia do estado impactando na vida dos Cearenses.

Texto por Wilnan e Leonice

Tags: ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + quinze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.