Notícias

OAB: Estudante da UNI7 obtém nota máxima no exame da Ordem

Categoria:

Uni7 Informa

0

O estudante Marcos Vinícius Cunha, 22, iniciou sua trajetória universitária em 2018, na Uni7, e conclui o curso de Direito em dezembro de 2022

Foto: Marcos Vinícius Cunha. (Fonte: Arquivo pessoal)

Um dos exames mais temidos pelos estudantes de Direito, é o Exame da Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Mas, para Marcos Vinícius Cunha, 22, esse temor já ficou para trás. O estudante conseguiu aprovação com nota máxima no 35º exame, que teve a primeira fase realizada no início de julho e a segunda, no final de agosto.

Em Fortaleza, o aluno de direito da Uni7, que morou até os 21 no bairro Panamericano e mudou recentemente para o bairro do Cocó, próximo à universidade, iniciou sua jornada universitária em 2018 com muita dificuldade. Filho de um comerciante, Marcos Vinícius diz que sempre ajudou no comércio do pai. “Meu pai tinha um comércio e eu comecei a trabalhar com ele, ajudando na mercearia, aos 10 anos de idade”, concluiu.

Na universidade, Marcos Vinícius iniciou o processo de estágios logo no segundo semestre. “São 6 horas de estágio por dia, de segundas a sextas-feiras, em escritório”.  O estudante de direito diz que para conciliar o estágio com os estudos é quase impossível, então sua metodologia de estudo ficou concentrada para as horas de almoço e para os finais de semana, onde a dedicação passou a ser total.

Sobre o exame da Ordem, o estudante disse que essa foi a primeira vez em que prestou a OAB. Na primeira fase, Marcos Vinícius acertou 60 questões das 80 apresentadas na prova. Na segunda etapa, o aluno Uni7, tirou a nota máxima. Ao ver que tinha conseguido esse feito, o estudante de direito diz que a sensação foi muito boa, “recompensadora”, e que passou um filme em sua cabeça de tudo que já tinha vivido: “os estudos, muito trabalho, a dedicação do pai”.

Marcos Vinícius ainda fala que, inicialmente, saiu a primeira nota com o resultado preliminar, em que ficou com 9,4. “Só que eu sabia que eu tinha acertado tudo pelo gabarito preliminar disponibilizado pela própria banca FGV. Aí eu acabei entrando com um recurso e a nota máxima veio já no final. Fiquei com 10, aprovação total”.

Sobre a vida social durante a preparação, o estudante diz que trabalha manhã e tarde em um escritório de advocacia, e vai para a universidade à noite, com aulas a partir das 19h até 22:40h. Assim, sua vida social consiste em ficar com sua namorada, quando  “tem tempo”. Durante o período de preparação para o exame da Ordem, por exemplo, houve momentos em que o estudante precisou abdicar da companhia da namorada,  para estudar. Dificilmente Marcos Vinícius saia com os amigos, já que eles também estavam estudando para a OAB. 

“Aí, querendo ou não, acabei abdicando um pouco do convívio social, de sair muitas vezes, para acabar focando na OAB. Eu sempre tive isso na minha cabeça de me sacrificar hoje, para colher no futuro, um resultado melhor”, completou o estudante.

Sobre os materiais de estudo, Marcos Vinícius diz que fez um curso online preparatório para a OAB, voltado para a área de direito do trabalho ( área para a qual prestou o exame). Segundo Macos o curso é composto por videoaulas e arquivos em pdf. Seu estudo foi focado principalmente em exercícios, e nas videoaulas. Marcos Vinícius afirma que exercitar foi o que melhor funcionou. “Sem dúvida a OAB, tanto na primeira fase como na segunda fase, se você não fizer questões de provas passadas, se você não fizer simulados, se não se dedicar ao máximo para aquilo, não dá certo, porque é muito difícil a prova. Realmente, se você confiar que só fez uma boa faculdade e for desse jeito para a prova, você dificilmente vai passar”. afirmou. Ele também aponta que é um estudo diferenciado, principalmente na segunda fase.

Apesar das dificuldades,  Marcos Vinícius diz que, para a OAB, todo o conteúdo da faculdade é válido para a prova, principalmente no que diz respeito à teoria. Já na segunda fase do exame,  onde conseguiu nota máxima em direito do trabalho, o estudante disse que a parte prática ajuda muito. No caso específico do aluno Uni7, ele já  tinha amplo conhecimento na área trabalhista, por ser a área na qual o mesmo atua como estagiário desde o início da faculdade; uma área que ele tem afeição e que pretende se especializar, ser professor e advogar. “Leitura e releitura nem tanto na segunda fase, mas exercício foi o diferencial”, afirmou. Ainda, segundo o estudante,  um plano de estudo é fundamental, e entra justamente, na questão de fazer um bom curso e organizar o próprio tempo.

Quando questionado sobre dificuldades, Marcos Vinícius fala um pouco mais sobre as fases do exame. Segundo ele, a primeira fase tem conteúdo generalizado, mas a segunda é específica, e ele acabou focando naquilo que era prioritário ” além de exercícios, também foquei bastante em revisões”. Ele diz que o professor do curso disponibilizou revisões de todo o conteúdo dado ao longo do período. Além disso, também leu muito sobre legislação. 

 O estudante afirma que sua motivação é o seu próprio sucesso e que sempre teve isso na cabeça. Ele também cita o pai e a mãe, “que sempre trabalharam muito, tiveram pouco estudo, mas sempre focaram em proporcionar uma qualidade boa de vida para mim e minhas irmãs para que a gente estudasse”. Marcos Vinícius, inclusive, fala de sua irmã, Anna Beatriz, que também foi aprovada junto com ele nesse exame  OAB, “uma dupla felicidade para o meu pai”. Sua outra irmã, Samara, também trabalha na área. 

Foto: Marcos Vinícius em audiência simulada na UNI7. (Fonte: Arquivo pessoal)

Por fim, Marcos Vinícius Cunha dá dicas para aqueles que estão iniciando os estudos para OAB. Para a primeira fase, ele fala sobre a prática de exercícios, contratar aplicativos da internet que tem sobre questões antigas (com resoluções) e focar em realizar questões objetivas e, também, ler a lei, o mesmo diz que esse momento não é para ler doutrina ou livros (pois não há tempo). Para a segunda fase, o estudante diz que o importante,  se possível, é contratar um bom curso que possa direcionar a pessoa e focar no conteúdo mais necessário para a aprovação, além de claro exercitar. “Para a OAB, assim como para outro concurso público, o principal meio de estudo, é fazer questões antigas. Então, se você se dedicar em exercícios, mesmo que não passe com nota máxima, você vai ser aprovado, que é o que importa, no fim das contas”.

A prova da OAB

A aprovação no Exame de Ordem Unificado é condição para a inscrição nos quadros da OAB como advogado. Ele pode ser prestado por bacharel em direito, ainda que esteja pendente a colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada.

O exame, aplicado três vezes ao ano, contém duas fases: sendo que a primeira é composta por 80 questões de múltipla escolha e a segunda (prova prático-profissional) contém 4 questões discursivas e mais uma peça processual.

Aqueles que pretendem fazer o exame, devem realizar a inscrição escolhendo a área jurídica que deseja desenvolver a peça. Direito administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário, são as disciplinas.

Texto: Bernardo Barros (Jornalismo / UNI7)

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 − 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.