#NOVOSEIXOS: Gosto pelo cinema vira assunto sério para jovens em Fortaleza

Crítico da Quarto Ato ressalta o imediatismo característico da web em comparação ao jornal impresso

Os criadores do blog Quarto Ato, Gabriel Amora e Arthur Gadelha, e Bruno Albuquerque, do canal Clube de Cinema de Duas Portas, no YouTube, bateram um papo, nesta segunda-feira, 3, com os alunos da Faculdade 7 de Setembro (FA7). Eles compartilharam suas experiências sobre a crítica de cinema no campo da web.

Geralmente, as quartas e quintas-feiras, o Quarto Ato – filiado ao O Povo – é alimentado com alguma crítica. Amora ressalta o imediatismo característico da web em comparação ao jornal que “se tiver coisa da semana passada, está ultrapassado”, afirmou. “Já a internet permite isso, que a gente possa lançar vários textos ao mesmo tempo, porque tem público de todo canto”, acrescentou Amora.

Cinema e imediatismo característico da web em pauta no bate papo (foto: Davi Menezes)

Encontrar um conteúdo diferenciado é principal dificuldade para Albuquerque. O idealizador do Clube de Cinema de Duas Portas pensa que fidelizar o público, a partir de si mesmo, é mais fácil do que garantir a audiência, a partir do conteúdo, já que muitas pessoas estão entrando no ramo. “Então, tem que ter muito estudo, analisar os outros canais não só no país, mas do exterior e pegar elementos deles e criar uma coisa tua”, explicou.

Jordi Cruz, estudante do 5º semestre de Publicidade e ex-aluno de cinema na Casa Amarela, destacou a diferente visão do mercado proposta pelos palestrantes, já que cinema também é comunicação. “Pra mim foi interessante, porque além de eu ser amigo dos caras, dá uma perspectiva deles que não tinha. É uma coisa mais profissional que, em sendo assim, você se destaca de alguma forma”, disse o estudante.

A semana Novos Eixos ainda vai contar com Tiago Therrien e Renato Ferreira na quinta-feira, às 9h30, para falar sobre produção e mercado audiovisual.

Carlos Eduardo
4º semestre