NOVOS EIXOS: A resistência da mulher no jornalismo esportivo

A atuação das mulheres na área do esporte foi o tema da conversa entre jornalistas e alunos

Em meio ao preconceito e às dificuldades de afirmação no mercado, as mulheres mostram que o lugar delas é onde elas quiserem. O bate papo comandado pelas jornalistas Ana Flávia Gomes, editora-adjunta de Esportes do jornal O Povo, e a repórter do portal Globoesporte.com Thaís Jorge, do G1, aconteceu nesta terça-feira, 4, no estúdio de TV da Faculdade 7 de Setembro (FA7). Destaque para o segundo dia da Semana de Comunicação e Design.

As jornalistas Ana Flávia Gomes e Thaís Jorge conversaram com os alunos sobre a atuação da mulher no jornalismo esportivo

Diante de um mercado ainda dominado por homens, a atuação das mulheres no jornalismo esportivo é uma batalha constante. Atitudes preconceituosas, e até mesmo assédio, são fatos que fazem parte da realidade e do cotidiano dessas profissionais. Para a editora, a participação da mulher no jornalismo esportivo é um ato de resistir. “É um processo de resistência e de não baixar a cabeça, que precisa continuar a cada geração”, ressaltou Flávia.

Segundo Thaís Jorge, repórter do portal Globoesporte.com, a dificuldade da mulher ser firmar no mercado é muito maior. “Uma coisa que um companheiro meu diz –“tenho que falar três vezes para que as pessoas acreditem, e isso não é falta de credibilidade, é, antes de tudo, a forma das pessoas verem a gente”, relata Thaís.

Para as jornalistas, os excessos sofridos são um reflexo da sociedade e a melhor resposta para isso é o trabalho. O apoio dos colegas é destacado por elas como importante para a superação desses obstáculos. “Se você não tiver muita força de vontade, desiste mesmo”, ressalta Thaís. Mesmo com um cenário delicado, o envolvimento da mulher com o jornalismo esportivo já obteve alguns avanços comparado a gerações anteriores.

Os estudantes lotaram o estúdio de TV para acompanhar o bate-papo

Durante a conversa, as jornalistas também relataram suas experiências profissionais, além de comentarem pontos importantes que devem ser seguidos para aqueles que querem ingressar na carreira. Segundo Ana Flávia, estar apto a todas as áreas e meios é essencial ao bom jornalista. Thaís Jorge destaca o cuidado com a gramática, que a atenção deve ser maior, acompanhado também pela leitura, para que se possa produzir textos de qualidade.

Dyego Viana
4º Semestre