Notícias

Novembro Azul: “Saúde também é papo de homem”

Categoria:

Uni7 Informa

0

Campanha realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), com a mensagem: “Saúde também é papo de homem” conscientiza população masculina sobre a importância dos exames preventivos

Imagem: Laço azul, símbolo do Novembro Azul. (Fonte: Arte de Bernardo Barros)

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, se colocando atrás somente do câncer de pele não-melanoma. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde a média de idade no momento do diagnóstico é de 66 anos, e a estimativa diz que a cada 44 homens, um morrerá de câncer de próstata. Para 2022, estão previstos 65.840 novos casos da doença.

O número de mortes registradas por câncer de próstata em 2021 é crescente em relação aos dados de 2019. Em dois anos subiu de 15.983 para 16.055, após um breve declínio (15.983 para 15.841) em 2020, em relação ao ano de 2019.

A alta incidência tem muito a ver com a cultura do país. O Urologista, coordenador do serviço de Urologia do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar, em Fortaleza, Raphael Franco Bezerra, diz que próstata é uma glândula exclusiva da população masculina, está localizada abaixo da bexiga, tem a função de produzir e eliminar o sêmen, “que nutre os espermatozoides” e o exame para detectar qualquer anormalidade, é realizado através de toque no colo retal, o que inibe a população masculina de visitar com regularidade os médicos urologistas.

Quando em estágio inicial, o câncer de próstata normalmente não apresenta qualquer sintoma, mas, quando atinge estágios mais avançados, os principais sintomas são micção frequente, nictúria, presença de sangue na urina ou sêmen, dores, alteração no fluxo urinário e disfunção erétil. 

Novembro Azul é o mês de conscientização para a saúde masculina e a campanha quer reafirmar a importância de focar a atenção nos tumores urológicos, apesar do mês não se resumir, especificamente, ao câncer de próstata. Novembro Azul também tem como premissa o cuidado com os tumores de bexiga, pênis, rim e testículos.

O presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, (SBU) Alfredo Félix Canalini, associação sem fins lucrativos e que representa médicos especializados em urologia, diz que o objetivo principal da campanha é “conscientizar os homens sobre a necessidade dos cuidados com a própria saúde de forma rotineira”, pois segundo ele, a campanha também visa alertar sobre a importância de se criar hábitos e rotinas saudáveis, além de informar a respeito do diagnóstico de doenças em estágios iniciais e que podem ser “tratadas mais facilmente com exames periódicos de check-up“, sendo o câncer de próstata um exemplo disso. 

A diretora de Comunicação da SBU, Karin Anzolch, disse ainda não saber se é um fato isolado, ou se o aumento no número de casos pode vir a ser um reflexo em decorrência da pandemia. Segundo ela, “os próximos números devem ajudar a entender melhor esse cenário”. 

Para atender às expectativas, as redes sociais do Portal da Urologia estão disponibilizando conteúdos e lives voltados para a saúde masculina, com médicos de diversas áreas, até o final de novembro. Todos os conteúdos são disponibilizados nas redes sociais, Instagram, Facebook e YouTube. O nome da página em que os conteúdos são disponibilizados é o mesmo para as três redes sociais utilizadas, “Portal da Urologia”.

Diversos fatores podem aumentar o risco de um homem desenvolver o câncer de próstata, como idade (especialmente acima de 65 anos, representando aproximadamente 60% dos casos diagnosticados), raça e nacionalidade (tende a aparecer mais em homens de origem africana e caribenha), histórico familiar e alterações genéticas (ter um parente de primeiro grau com o diagnóstico duplica o risco de a doença aparecer).  

Em Fortaleza, homens representam apenas 30% dos atendimentos nos postos de saúde. Para o Coordenador da Atenção Primária e Psicossocial SMS, Secretaria Municipal de Saúde, de Fortaleza, Erlemus Soares, essa baixa adesão a consultas por parte da população masculina, impacta nos números de câncer de próstata na capital cearense.

Ao explicar sobre a doença, Erlemus Soares diz que as células humanas renovam-se diariamente, mas em  alguns pacientes há uma perda nesse controle e as células começam a crescer desordenadamente.

A respeito dos sintomas, Raphael Bezerra diz que o câncer de próstata é assintomático e, por isso, é necessário que exames de rotina sejam feitos. “Quando vem a dar sintomas, geralmente já está em estado avançado, causando obstrução urinária”, disse.

Quanto ao toque retal, o urologista afirma que faz parte do exame físico e tem como finalidade identificar alterações “na consistência ou nodulações na parte posterior da próstata, onde se localizam a maioria dos canceres de próstata”.

Segundo o urologista Raphael Franco Bezerra,  homens a partir dos 50 anos, em média, devem procurar fazer os exames precisos para remediar a doença. Porém, homens afrodescendentes e aqueles com histórico familiar devem procurar ajuda mais cedo, cinco anos abaixo da média citada pelo médico, 45 anos, portanto.

O histórico familiar, determina para o urologista o principal fator de risco na disseminação da doença, “podendo aumentar em mais de seis vezes o risco do surgimento de câncer de próstata”.  Por essa razão, o médico reforça que os pacientes procurem um profissional da área, um urologista, cinco anos mais cedo do que, em média, a população masculina costuma procurar.

O urologista Raphael Franco Bezerra afirma ainda que pacientes negros têm chances maiores de desenvolver o câncer de próstata e de desenvolver variações mais agressivas da doença. “Isso se dá por fatores meramente genéticos por isso também a orientações de iniciar o rastreio mais precocemente”, afirma Raphael Bezerra.

Raphael Bezerra pontua que o tumor benigno atinge praticamente toda a população masculina, mas é importante permanecer alerta. A “chave” do problema, como diz o urologista, é saber identificar se está acontecendo algum problema e quais são eles, como obstrução do fluxo urinário, que é o principal deles, e que pode acarretar severas consequências, necessitando, assim, de tratamento. Todavia, o médico afirma que o crescimento benigno da próstata não aumenta o risco do surgimento do câncer de próstata.

Para diminuir as chances do surgimento dessa doença, o urologista afirma que é de suma importância que desde jovens as pessoas cultivem uma vida saudável, hábitos saudáveis, atividade física, prezem por uma deita balanceada, entre várias outras medidas. Fazendo isso, os homens tendem a ter menos possibilidades de desenvolver o câncer de próstata.

ENTENDA MAIS SOBRE A CAMPANHA DO NOVEMBRO AZUL

O “Novembro Azul” é um movimento que objetiva destacar a conscientização a respeito da saúde masculina, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. No Brasil, o movimento foi adotado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, que visava quebrar os preconceitos dos homens em relação a importância de frequentar profissionais da saúde e, quando necessário, fazer o exame de toque, obtendo grande divulgação. 

Texto: Felipe Justa e Herbert Seabra. (Jornalismo / UNI7)

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.