MÍDIAS MÓVEIS: As diferentes linguagens a partir dos planos, ângulos e movimentos

Participantes conhecem as principais técnicas de captação de imagens e sons no primeiro dia da oficina

Estudantes de Jornalismo e Publicidade tiveram experiências práticas e teóricas (Fotos: Everton Silva)

Se o objetivo da oficina “Audiovisual com Mídias Móveis para Iniciantes” é de oferecer aulas teóricas e práticas, ele foi alcançado. Na manhã deste sábado, os estudantes de Jornalismo e Publicidade da Faculdade 7 de Setembro (FA7) tiveram as duas experiências. O facilitador e aluno Thiago Daniel começou o primeiro módulo, logo após as boas-vindas do professor Miguel Macedo aos participantes, representando a Coordenação dos cursos.

Tal qual a abertura da oficina – palestra conceitual com o tema “Introdução à Construção da Narrativa”, com o jornalista Émerson Maranhão, repórter especial do jornal O Povo, na quinta-feira -, Thiago Daniel fez a introdução a partir dos conceitos de ‘Planos’. Após as apresentações dos participantes e conhecimentos de cada um, ele destacou os principais aspectos da linguagem audiovisual, em particular, quatro elementos (equipamentos) que viabilizam sua produção: câmera, iluminação, áudio e edição.

Nas divisões de Plano, Thiago explicou que são segmentos de imagem contínua, compreendida entre dois cortes. Eles têm a seguinte divisão: descritivos (descrição de cenários); dramáticos (são próximos e inserem os personagens) e psicológicos (estado emocional dos personagens em quadro).

Na sequência detalhou todos os planos mais utilizados: Grande Plano Geral (GPG), Plano Geral (PG), Plano Conjunto (PC), Plano Médio (PM), Plano Americano (PA), Primeiro Plano (PP), Primeiríssimo Plano (PPP), Plano Detalhe (PD). Thiago também apresentou o Plongée (palavra francesa que quer dizer mergulho), e o contra Plongée, que pode ser entendido como a submissão do personagem que está no quadro, em relação ao ponto de vista da câmera, de cima para baixo. A segunda parte da oficina foi dedicada à prática pelos participantes.

Thiago explicou que são segmentos de imagem contínua, planos e roteiro (Fotos: Everton Silva)

No próximo sábado, 23, a oficina terá continuidade com o aluno da FA7 e facilitador, Renato Ferreira. O tema a ser trabalhado será “Montagem e edição para audiovisual”, no laboratório 52.

Esta segunda edição do UP! (Universo Profissional) dá a oportunidade de capacitar estudantes da Faculdade 7 de Setembro (FA7) para realizar produtos audiovisuais com smartphones. O curso é gratuito e vai gerar certificação de atividades complementares para os acadêmicos da instituição. O UP! é uma realização do Núcleo de Produções Jornalísticas (NPJor) com apoio da Coordenação de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FA7.

Quinto Andar/FA7

Tags: , , ,