MERCADO DE TRABALHO: Do jornalismo à publicidade, mudanças na vida de estudante

Apaixonado por artes, João Maropo buscou a realização de um sonho com o primeiro estágio

Apesar do sonho de ser jornalista, João não teve dúvidas ao  mudar de curso após se descobrir na área de diagramação e Design Gráfico

Apesar do sonho de ser jornalista, João não teve dúvidas ao mudar de curso após se descobrir na área de diagramação e Design Gráfico

Não é nada fácil conseguir conciliar estudo e trabalho. Mas, João Maropo, estudante do 6º semestre de Publicidade e Propaganda, da Faculdade 7 de Setembro (FA7) não desistiu de seus sonhos. Apesar das dificuldades e cobranças, seguiu em frente para conseguir aquilo que tanto queria: o primeiro estágio.

Um amante das artes. É assim que ele se define. Desde cedo começou a trabalhar com o que gostava para conseguir uma fonte de renda. “Sou apaixonado por artes e desde os 16 anos uso essa paixão como fonte de renda. Sempre aprendia a fazer algo novo e acabava ganhando uma grana. Com isso, passei a comprar minhas coisas”, afirma.

Com o passar dos anos, porém, as responsabilidades foram ficando cada vez maiores, principalmente as relacionadas à faculdade. Conseguir um estágio era a principal delas. “Comecei a ser pressionado pelos meus pais por um estágio, já que estava na faculdade. Eles queriam que eu estivesse no mercado adquirindo experiência, e que tivesse uma renda certa e fixa”, diz João.

O estudante, que sempre teve como objetivo estagiar no jornal O Povo, acabou conseguindo o que queria, e foi muito além disso. Depois de um ano e meio de estágio, João conseguiu ser efetivado na empresa.

As mudanças e surpresas não paravam por aí. Atualmente o estudante trabalha na área de Diagramação/Design Gráfico, que a princípio não era a área que desejava trabalhar. Porém, acabou se apaixonando pelo que fazia e mudou sua graduação de Jornalismo para Publicidade e Propaganda. “Meu estágio foi um divisor de águas na minha vida profissional. Estudava jornalismo e apesar de já trabalhar com design, queria ser jornalista. Não conhecia editoração nem design gráfico profundamente. Após começar a trabalhar, vi que era minha vida. Foi tão impactante de um jeito, que até a graduação eu mudei. Passei a cursar publicidade – pois há mais cadeiras de design – e me descobri”, reconhece.

João ressalta, porém, que sua adaptação foi bem difícil. Estava acostumado a trabalhar por si e fazer seus próprios horários e demandas, rotinas que tiveram que ser quebradas para conseguir trabalhar dentro de um jornal impresso. Afinal, as obrigações eram outras e tinham que ser cumpridas.

Apesar das dificuldades, o estudante indica o estágio/trabalho, no período da faculdade. É nesse momento que o aluno conhece a realidade do mercado que quer trabalhar, aprende a ter mais responsabilidadese amadurece tanto pessoal quanto profissionalmente.

Camila Gadelha
7º semestre