MEIO DIGITAL: Audiovisual como ferramenta do webjornalismo

Editora  da TV DN também falou sobre criatividade de conteúdo (Foto: Eulália Camurça)

Coordenadora da TV DN também falou sobre criatividade de conteúdo (Foto: Eulália Camurça)

A ascensão dos vídeos na internet também chegou aos grandes veículos de comunicação

Seja em sites ou em aplicativos, em computadores ou nos inseparáveis smartphones, os vídeos têm feito parte do nosso dia a dia. A jornalista Fernanda Brasileiro conversou sobre o tema e a importância dos vídeos no Webjornalismo, com alunos de Jornalismo da Faculdade t de Setembro (FA7) Ela entrou em 2010 para o portal do Diário do Nordeste e hoje é coordenadora da TV DN, a web televisão do grupo. O encontro aconteceu na última segunda-feira, 4.

O cenário atual da grande produção de vídeos no meio digital foi o tema inicial da conversa da jornalista. Para ela, a ascendência dos youtubers e a popularização de aplicativos como Snapchat e Periscope não são à toa. As pessoas estão cada vez mais consumindo vídeos, procurando e, claro, produzindo. Apenas textos não satisfazem mais o consumidor de informações e fotos não causam o mesmo efeito que um vídeo. “O vídeo consegue colocar você diretamente em um lugar. Ele mostra. Não passa pela interpretação da pessoa que está na cena. Você vê e você tira suas próprias conclusões”, disse Fernanda.

Durante o encontro também foi salientado que todo conteúdo do webjornalismo, principalmente os vídeos, são pensados para os chamados mobile first, que são os smartphones. De acordo com a coordenadora, pesquisas recentes mostram que a maior parte dos vídeos são assistidos nesses aparelhos.

Pensando nisso, existe todo um cuidado para que os usuários tenham experiências de consumo similares a de alguém que assisti pelo computador, por exemplo. Por isso a importância do trabalho em equipe. Para levar um bom produto para o público, jornalistas, produtores, designers, dentre outros, devem trabalhar de forma conjunta e prezar pela comunicação. Cada profissional tem um papel relevante no resultado final do conteúdo que é colocado em rede.

Com tantos vídeos em rede e smarthphones com câmeras potentes à mão, o usuário não é apenas um agente passivo no processo de produção de conteúdo. O público faz questão de participar, principalmente enviando vídeos para as redações de jornais. Fernanda destaca a importância dessa participação e garante que muitas vezes os vídeos produzidos pelo público são aproveitados. À contrapartida, há dificuldade em filtrar a grande quantidade de conteúdo que chega à ilha de redação.

No meio digital, o usuário é bombardeado de informações por isso o conteúdo deve ser pensado com cuidado e estratégia. Para fidelizar um público, Fernanda defende a importância de manter a originalidade. Além da criatividade ao elaborar pautas e formas boas histórias.

Leilane Freitas
6º Semestre