Notícias

MEIO AMBIENTE: Parque Passaré passa por processo de obras e urbanização

Categoria:

Uni7 Informa

0

O equipamento ecológico está em reforma para garantir a preservação ambiental e melhoria do espaço público

Obra concluída do calçadão e cercamento do Horto Municipal Falconete Fialho

Em agosto de 2020, foram iniciadas as obras do Parque Passaré. O projeto prevê a implantação de calçadão, cercamento no entorno da área do espaço e construção de trilhas para caminhadas. Além de estreitar o contato do visitante com a natureza, o equipamento será mais uma opção de parque urbano na Capital.

O Parque Passaré é uma importante área de preservação com aproximadamente 291 mil metros quadrados, localizada no bairro do mesmo nome. O local também abriga a lagoa do Passaré, o Zoológico Municipal Sargento Prata e o Horto Florestal Municipal Falconete Fialho, equipamentos administrados pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor). Após as obras de urbanização, o espaço irá oferecer à população diferentes possibilidades de lazer e diversão.

De acordo com o Secretário Municipal de Infraestrutura, Samuel Dias, o principal objetivo da obra é trazer proteção à área, mais qualidade de vida e convívio social para a população. O secretário afirma que o espaço contará com a instalação de equipamentos esportivos, assim como um campo de futebol, academias ao ar livre e parque infantil. “Todas as intervenções de melhorias realizadas no Parque visam a proteção do espaço, com a delimitação do parque, bem como trazer mais conforto, segurança e acessibilidade para quem passeia pelo local,” diz o secretário.

Espaço paisagístico que complementa o projeto do Parque Ecológico do Passaré

Regina Célia, 49, é mãe de dois filhos e mora no bairro Passaré há 26 anos. Ela conta que fazia muitos passeios com os filhos no zoológico. “Quando eram crianças, eu os levava para visitar o zoológico, meus filhos amavam ver os animais. Depois do passeio, iam brincar no parquinho,” diz Regina. “Hoje tenho um netinho e assim que a vacina contra a covid-19 chegar e a obra estiver pronta, vou levar ele também,” complementa.

Conforme o secretário, dependendo da situação da pandemia, o Parque Passaré irá retomar gradualmente as ações educativas, recreativas e culturais, seguindo as diretrizes de segurança sanitária estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As ações são voltadas para os alunos da rede pública de ensino e para visitas guiadas no espaço. O fim das obras está previsto para o segundo semestre deste ano, mas sem data definida.

Entrada principal do Horto Municipal Falconete Fialho no Parque Passaré

Serviço Zoológico Municipal Sargento Prata: Funcionamento: Terça a domingo das 9:00-13:00

Horto Municipal Falconete Fialho Funcionamento: Terça a Sábado dás 08:00-16:00 e Domingo dás 09:00-17:00 Telefone: (85) 3105-2003

Texto: Lorena Macedo (3º semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − sete =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.