Matéria Prima: Criatividade Desterritorializada

Esta edição discute a chancela que Fortaleza recebeu da UNESCO, em 2019, como uma das 12 cidades criativas, sendo considerada da Cidade do Design.

Por conta dos seus prédios arquitetônicos que guardam as principais memórias da cidade e o uso da criatividade como alternativa para escapar da exclusão e pobreza, Fortaleza recebeu o título de cidade criatividade e contamos histórias reais de pessoas que usam da criatividade para manterem seus negócios. Essas histórias foram reunidas nesta edição da Matéria Prima, a revista laboratório dos estudantes de Jornalismo do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). E agora, todos estão convidados a ler e acompanhar os desafios e soluções que essas pessoas viveram.

O maior desafio é saber essa marca é acessível a todos e se essa Fortaleza Criativa existe, principalmente para as áreas periféricas da cidade. As matérias reportaram instituições sociais, atividades turísticas, pequenos negócios e microempreendedores, ocupações e projetos de restauração de importantes equipamentos históricos.

Esta edição, a 23ª na trajetória da revista, foi coordenada pela professora Eulália Camurça, e teve o design desenvolvido pelos alunos da própria disciplina de Jornalismo Especializado I, com o apoio da professora Nila Bandeira.

Tags: , ,