MARKETING DIGITAL: Grupo de pesquisa prepara artigos para Intercom

A leitura de artigos tem incentivado a produção de trabalhos de estudantes da FA7 para eventos

Alunos conversam sobre a Intercom Regional, que vai acontecer nos dias 2 a 5 de julho, em Natal (Fotos: Iane Ervedosa)

Há oito meses, quando o Grupo de Pesquisa em Marketing Digital iniciava, o desejo de Davi Rocha, professor e organizador do grupo, era de preparar os alunos para participarem de eventos como o Encontro de Marketing (EMA), Seminários de Administração FEA-USP (semeAD) e Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente.

Hoje, ele revela que suas expectativas foram ultrapassadas: com menos de um ano de grupo, seus alunos já estão se preparando para ir para a Intercom Regional (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), que vai acontecer na primeira semana de julho deste ano, na Universidade Potiguar (UnP), em Natal – RN.

Na reunião do grupo no último sábado, 18, aconteceram discussões sobre os artigos que serão apresentados na Intercom. A aluna Karina de Lima, 18, que estava em sua segunda reunião, confessa que já foi influenciada pelo grupo e pretende levar um trabalho para apresentar no evento. “O grupo me motivou a levar o artigo pra Natal. O professor vai receber meu artigo pra avaliar e ser meu orientador”, explica.

Uma média de dez alunos compare efetivamente às reuniões. O grupo tem lido e debatido sobre artigos científicos, além de se programarem para a ida aos eventos, seja apenas para participação ou para a produção de artigos para submeterem aos eventos.

O ponto positivo que o professor tem observado é a influência que os alunos do grupo têm tido em quem não participa do grupo. “Já fui contatado por alguns alunos que não são do grupo de pesquisa, mas que querem ir à Intercom. Na conversa, descubro que uma das influências principais dessas pessoas em participar de eventos, vieram de membros do grupo que comentaram com elas”.

Professor Davi Rocha dá dica à aluna Karina, que vai apresentar trabalho na Intercom (Fotos: Iane Ervedosa)

Leilane Freitas, 22, estudante do curso de Jornalismo, participa do grupo desde a primeira reunião e conta que, desde então, tem mais facilidade em ler e escrever artigos científicos. A aluna ainda não tem trabalho para apresentar na Intercom, mas garante que vai para auxiliar os colegas do grupo. “A gente tá combinando como vai ser. Há algumas pessoas que querem apresentar, então a gente vai pra dar algum suporte”, garante.

Para incentivar, o professor disponibiliza aos alunos a monografia de seus orientandos, para que sejam transformadas em artigo científico e possam ser submetidas ao evento. A equipe para apresentar um trabalho pode conter cinco pessoas, sendo, uma delas, o orientador. As reuniões do grupo acontecem quinzenalmente, na sala 609.

Interessados podem obter mais informações no grupo do Facebook.

Para saber mais sobre a Intercom Regional acesse o portal oficial do Intercom Nordeste.

Iane Ervedosa
7º semestre