MARKETING DIGITAL: Grupo de pesquisa busca compreender mercado

O objetivo é de pesquisar, discutir, planejar e escrever artigos sobre as mais variadas formas de promoção de marcas em mídias sociais

Davi explica a membros do grupo como ler artigos acadêmicos (Foto: Felipe Gomes)

Com reuniões quinzenais e constantes trocas de mensagens no grupo criado no Facebook, o grupo de pesquisa em marketing digital é uma iniciativa do professor Davi Rocha. Mestre em administração em administração e marketing pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e MBA em marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o professor atua como coordenador e mediador do grupo, que ainda conta com cerca de quinze alunos dos cursos de publicidade e propaganda e jornalismo da Faculdade 7 de Setembro (FA7).

Inicialmente o grupo irá apenas ler artigos, como uma espécie de exercício para estimular o interesse dos membros. Em um segundo momento, a análise crítica dos conteúdos e até a produção de artigos serão estimuladas. Davi Rocha revela que pretende levar os artigos produzidos para eventos como o Encontro de Marketing (EMA), Seminários de Administração FEA-USP (semeAD) e Encontro Internacional Sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (Engema).

A iniciativa de montar o grupo partiu de um desejo do próprio professor de produzir academicamente, ainda que no exercício da docência. Outro motivador foi a vontade de fazer com que alunos de comunicação estejam atentos as transformações do mercado, e se interessem por uma vertente da comunicação, que cada vez mais é fundamental, tanto para jornalistas quanto para publicitários.

Davi espera que o grupo possa fazer artigos acadêmicos para enviar para congressos e publicações (Foto: Daniel Silva)

O professor revela que sua relação com o meio acadêmico não se deu de forma imediata, mas sim, apenas no final de sua graduação em publicidade e propaganda. “Nunca tinha me interessado, foi no final da minha graduação que acabei tomando gosto. Nos últimos nove meses de curso eu havia ido a três Intercom – congresso promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – tanto regionais quanto nacionais.”

Para Leilane Freitas, aluna do curso de jornalismo da FA7, o grupo é uma forma prática de conhecimento. A estudante, leva em consideração o vasto conhecimento que é exigido no mercado, discursões desse cunho são essenciais. “O assunto é novo, o que demanda ainda mais esse tipo de estudo direto e prático. Colaborar para futuros estudos é desafiador e empolgante”, afirma Leilane.

Aos interessados, Davi e os membros do grupo deixam em aberto o convite para as reuniões. A próxima acontece no sábado, dia 25 de outubro, no sexto andar da FA7. Outras informações podem ser obtidas no grupo do Facebook.

Felipe Gomes
3º semestre