MANGATTA: Estudantes produzem novo instablog de cinema e lançam podcast

O novo modelo oferece “literalmente uma voz por trás” do projeto para os criadores, e se diferencia da produção de texto já existente no perfil de Instagram

Com o objetivo de promover o diálogo reflexivo sobre cinema, o instablog Mangatta lançou seu primeiro podcast na plataforma do Spotify, como produto do seu projeto inicial. Gravado e editado no estúdio de rádio do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), o conteúdo é produzido pelos estudantes Alana Bernardo, de publicidade e propaganda da UNI7 e Mailson Modesto, de jornalismo da Estácio de Sá.

Alana Bernardo, estudante de publicidade e propaganda da UNI7

O episódio de estreia discute a indústria de cinema no Brasil e qual o espaço dos atores e estudantes de cinema no mercado. E conta com a presença dos convidados João Fontenele, ator e aluno da UNI7, e Sávio Fernandes, estudante de cinema da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Segundo seus criadores, o piloto foi feito pensando no público acadêmico que utiliza transporte público, podendo escutá-lo durante as viagens e que a ideia surgiu por meio do desejo de ver o Mangatta se expandir.

O projeto já existia na mente de Alana desde 2017. Só nasceu, porém em maio de 2019, dentro da disciplina de Projeto Integrado em Mídia Impressa, ministrada pelo professor Thyago Cabral. Ele declara que é a primeira vez em que uma peça pessoal desenvolvida nesta cadeira é posta em prática e mantém continuidade, e que o produto “já é um sucesso”.

“A gente tem essa visão de se posicionar enquanto influenciadores nesse mar informacional que é a internet” – Alana Bernardo

Sobre o nome que deu título ao projeto, ela explica que Mangatta significa o reflexo da lua que forma uma espécie de caminho na água. Grande protagonista da cultura pop e objeto de desejo humano nos longas de ficção científica e fantasia, a lua também tem grande influência sob as marés. “A gente tem essa visão de se posicionar enquanto influenciadores nesse mar informacional que é a internet” afirma a estudante.

Alana e Mailson, produtores do Mangatta, durante evento na livraria Cultura sobre os 25 anos da série de TV americana “Friends”, onde discutiram assuntos como legado e relacionamento

O que surgiu de um desconforto da idealizadora sobre as pessoas não enxergarem cinema além do entretenimento, se tornou um formato original de blog na rede social Instagram. Ela diz que a plataforma consegue atender as necessidades do grupo e é mais fácil de gerenciar do que um site. Mas, que ambos Alana e Mailson, encontram dificuldades em falar tudo apenas nos 2.200 caracteres que ele disponibiliza.

Para Jhon Kleber, estudante de publicidade e propaganda da UNI7 e leitor do Mangatta, o novo modelo é melhor do que um site, já que “o texto é mais curto e você não precisa se deslocar à outra plataforma, através de link pois a informação já está ali”.

Além das críticas e resenhas de Alana e Mailson, a iniciativa permite a participação de colaboradores, abrindo espaço para o exercício de escrita e promovendo o ideal do projeto que é “cultura pop além do entretenimento”. Em relação a isso, Jhon, que também participou recentemente como convidado, afirma que “acho legal porque o leitor também escreve, não está apenas lendo. Está também participando do blog em si”.

A prévia do primeiro episódio pode ser escutada no player abaixo:

Serviço:

Texto: Letícia Marques (3° semestre – Jornalismo/UNI7)

Fotos: Reprodução Mailson Modesto e Fabricia Sousa (3° semestre – Publicidade e Propaganda/UNI7)

Tags: , , ,