LITERATURA: “Troca Troca” incentiva a leitura em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil

O projeto foi elaborado pelas estudantes Bruna Nicolau e Elzilene Nóbrega, do 8º semestre do curso de Pedagogia da Fa7

O Dia Nacional do Livro Infantil – 18 de abril – foi comemorado com a primeira edição do “Troca Troca”, um evento literário que movimentou a pracinha do 5º andar da Faculdade 7 de Setembro, na noite da terça-feira, 15 de abril.

De acordo com as idealizadoras do evento, o projeto tem como objetivo promover a leitura por meio da troca de livros entre alunos e professores da Fa7. “Partimos do princípio de que se aquele livro foi bom pra mim, então pode ser bom para outra pessoa. Então, se é para o livro ficar num canto, guardado, é melhor que ele ande em várias estantes,” explicou Elzilene Nóbrega, ao explicar a ideia do projeto “Troca Troca”.

Professora Selene Penaforte elogia a iniciativa das estudantes (Foto: Jarlesson Vanley)

Entre os livros expostos, havia romance, aventura, crônicas e outros gêneros literários. Além disso, havia também os didáticos relacionados ao ensino pedagógico.

Para coordenadora do curso de Pedagogia, professora Selene Penaforte, a iniciativa das alunas demostra a importância que os estudantes dão à leitura. “Quanto mais mãos os livros passarem, melhor. Há vários projetos no mundo inteiro nesse sentido, das pessoas doarem ou trocarem os livros”, destacou a coordenadora.

Bruna e Elzirene já têm planos para a segunda edição do “Troca Troca” nos semestres seguintes e dizem que estão muito entusiasmadas. E as duas não estão sozinhas. Elas contam com o incentivo dos colegas. “Acho superinteressante porque no Brasil o índice de leitura é muito baixo. Neste sentido, qualquer articulação que seja em prol do aumento do fluxo de leitura, acho positivo”, disse o estudante Diego Cosmo, do quinto semestre de Pedagogia.

A importância do evento foi a de promover a circulação de livros e de conhecimento. Mesmo para aqueles que não levaram seus livros para trocar.

Daniel Costa
3º semestre