LITERATURA: Paixão por leitura estimula troca de ideias

Não há como não comparar a estudante Dyana Colares à pequena atriz Liesel Meminger, do filme “A menina que roubava livros”

Dyana e Ana Karoline organizadoras do evento (Foto: Quinto Andar/FA7)

Estimular o desapego por meio da troca de livros. Esta foi a principal motivação das estudantes Dyana Colares e Ana Karolina, do curso de Publicidade da Faculdade 7 de Setembro (FA7) para a segunda edição do ‘Trocando Letra”, evento que coordenaram nos dias 27 e 28 de maio, no pátio do 5ª andar da Faculdade. A primeira edição aconteceu durante a Semana de Comunicação, em novembro de 2014.

O universo literário já é uma paixão antiga de Dyana, 22 anos, que transformou o simples hobby de ler em algo mais sério, ao criar o Blog Desejo Literário. O blog, diz ela, começou a partir do interesse de conversar com as pessoas sobre os mais variados assuntos, principalmente sobre o que ela lia, já que sempre gostou muito de ler. A ideia de criar sua própria página surgiu em 2011 e lá, desde então, posta resenhas em formato de vídeo dos livros que lê. A escolha do livro e, consequentemente, da resenha, se dá de forma diversificada.Se o último livro foi um romance, o próximo será uma ficção ou um suspense, pois a preocupação principal é trazer a novidade para o leitor.

No blog, Dyana Colares revela toda a paixão por literatura (Foto: Arquivo Pessoal)

O público veio crescendo junto com o blog e também amadurecendo o gosto pela leitura. No início das postagens, a maioria das suas resenhas era sobre livros juvenis, sagas e trilogias.São mais de 120 resenhas de livros, um alfabeto de A a Z, quase completo… O sucesso do Desejo Literário jáconquistou parcerias com algumas editorascomo a Sextante, Arqueiro e Novo Conceito, que mandam seus lançamentos para Dyana. O blog, entretanto, não tem patrocinador, pois para a universitária, o fato de apenas resenhar os livros que realmente gosta, é o que dá credibilidade à sua página.

Sobre o futuro do blog afirma que, apesar da vida agitada de quem está terminando a faculdade,a tendência é crescer,“Estou tentando manter um calendário editorial certinho. Este ano, por exemplo, passei a diminuir as parcerias com as editoras por causa do TCC, mas ano que vem, vou atrás de novas parcerias. A vontade é a de estar sempre se renovando para trazer coisas novas para meus leitores.”Dyana está no 7º semestre do curso de Publicidade, se preparando para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que será sobre um assunto que conhece muito bem: a parceria entre a editora e oblogueiro.

Sarah Sousa
4º semestre