LITERATURA: a paixão de quem sonha e vive mais de uma vez

A matéria prima do livro da estudante Gabriella Maciel são os próprios sentimentos, amores, angústias e emoções

Gabriella revela que está escrevendo outro livro "a todo gás" (Fotos: Mimosa Pessoa)

Gabriella revela que está escrevendo outro livro “a todo gás” (Fotos: Mimosa Pessoa)

No seu primeiro contato com as letras, aos cinco anos, logo se transformou em paixão. A partir de então, tudo que vivencia transforma em textos. No último dia 9 de maio, Gabriella Maciel Ferreira, aluna do 7º semestre do curso de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro (FA7), concretizou essa paixão: ao lado da família, dos amigos e admiradores lançou seu livro “Mais outra vez… Quem não sonha não vive!”, no Café Vitrola.

Coletânea de crônicas e textos escritos por Gabriella nos últimos anos, a publicação tem prefácio de Lorena Soares. Em entrevista ao portal Quinto Andar, a estudante disse, entre muitas outras confissões, que este livro nasceu a partir dos seus sentimentos mais íntimos, de seus amores, suas angústias e dores expressas por meio de letras, palavras, frases, emoção.

Todo o sentir de Gabriella, que é profundo, torna-se matéria prima para mais textos, ininterruptos e essenciais, como o próprio ato de viver. Confira a entrevista para o Portal Quinto Andar.

Quinto Andar – Como nasceu a ideia desse livro?
Gabriela Maciel – Comecei a escrever com cinco anos de idade. E meu primeiro livro foi “A vida de uma baleia no mar”. Recordo que minha mãe fez uma noite de autógrafos para os familiares no lançamento. Sempre gostei de escrever. Ambas são minhas paixões: a leitura e a escrita. Em 2007, criei meu primeiro blog My Sweet Secret (desativado). Depois veio outro blog chamado Mais outra vez (www.maisoutravez.blogspot.com.br). Mais um blog, mais uma tentativa, mais textos, mais sonhos, mais de mim, mais uma vez, mais outra vez. Desde 2007 venho escrevendo este livro. Fui convidada por minha tia Ana Iório, que é um exemplo de pessoa, de professora, de avó, de mãe, de tia. É o exemplo da minha vida. Ela proporcionou esse momento.

O lançamento do livro foi no Café Vitrola, em Fortaleza (Fotos: Mimosa Pessoa)

QA – E o que consta no livro?
GM – São crônicas, histórias da minha vida que vêm de todo meu coração, de todo meu ser. São histórias muito tocantes e importantes para mim, porque elas são totalmente verdadeiras. São meus sentimentos.

QA – E a escolha do título?
GM – O título do livro veio a partir do blog “Mais uma Vez” e o que “Quem não sonha não vive”, foi uma ideia da minha tia Ana, que foi quem coordenou os textos, me ajudou a fazer esse livro. Demos este título, porque ela diz que sou muito sonhadora, que vivo sonhando com tudo.

QA – E já há uma perspectiva de escrever outro livro?
GM – Sim, já estou escrevendo e a todo gás.

QA – Como você encara ver seus doces segredos ao alcance de todos?
GM – Minha tia Ana, por acaso, viu meus “textos secretos” e vivia a me pedir para publicá-los, mas eu não tinha coragem, tinha “vergonha alheia”, “o que esse povo vai pensar de mim!”… O tempo passou, continuei a escrever secretamente, até que em 2014, no dia do aniversário de oito anos do meu irmão, ela veio novamente com a proposta de juntar meus textos e publicá-lo. Eu aceitei. E essa aceitação, essa publicação foi libertadora. Cada pessoa que lê meu livro, me liberto dos meus medos, angústias, do meu egoísmo. Foi como se abrisse uma jaula. Não sou muito fã de mim (risos) e tornar público tudo isso, foi como me libertasse de mim mesmo.

QA – Você escreve tendo como referência seus sentimentos ou a observação que faz dos outros?
GM – A matéria prima são meus sentimentos, mas sou muito observadora. Se estiver triste, escrevo; se alegre, também escrevo. Costumo dizer que meus textos são bipolares. As impressões que tenho dos outros refletem em mim como um aprendizado. E são esses sentimentos que expresso em forma de letras, frases, parágrafos, capítulos… Livros. Escrever é um vício. Se me observar bem, verá que estou sempre escrevendo.

QA – Agora que foi publicado, como se sente?
GM – Eu me apoderei de mim mesmo. Agora estou à prova…

Mimosa Pessoa
7º semestre