Notícias

LEITURA: Praça do Ferreira convida aos encantos da poesia

Categoria:

Uni7 Informa

0

A 6ª Feira do Livro Infantil se encerra neste sábado, com poesia para maravilhar o centro da cidade

É preciso maravilhar as crianças para fazê-las entrar no mundo da leitura (Fotos: Paloma Magalhães)

É preciso maravilhar as crianças para fazê-las entrar no mundo da leitura (Fotos: Paloma Magalhães)

Entre olhares encantados, sorrisos e aplausos, crianças celebram na Praça do Ferreira, a magia da leitura. A 6ª edição da Feira do Livro Infantil traz, este ano, a poesia para tematizar os dias do evento. São contações de histórias, rodas de leitura e música que convidam os pequenos a mergulhar no mundo encantando das histórias. O evento se encerra neste sábado, 30.

“Vamos brincar com poesia” foi o que cantaram os músicos Jujuba e Ana Nogueira ao longo dos dias de Feira. Contando histórias lúdicas para as crianças, a dupla consegue paralisar a inquietação infantil ao deixá-las encantadas. Para a professora municipal Irani Gonçalves, responsável pelo Eixo de Literatura Infantil, é preciso o encantamento. “É o mundo que ela entende. A única forma de atingir a criança é deixando-a maravilhada”, afirma.

Com pulos, gargalhadas e muita animação, as crianças recitam poesias, participam de pequenas oficinas, ouvem histórias e conhecem vários títulos de livros. Mateus Almeida, 10, senta na primeira fileira de cadeiras para ouvir as contações infantis e rir do fantoche que, em seu castelo, convida-o para a poesia. “Gosto mais de ler desse jeito, com muita historinha”, diz, enquanto espera a próxima atração.

A Feira do Livro infantil, além de ser espaço para encantamentos, também oferece oportunidades. Foram 32 expositores este ano. Um deles é Gilvan Cunha, guarda da Sucam, que conseguiu a chance de publicar seu livro “O sapo raspou o prato”, por meio da Editora IMEPH. No meio de tantos pedidos de autógrafos e fotografias, Gilvan sente-se feliz. “Alerto os pequenos do mal que esses mosquitinhos podem trazer”, conta satisfeito.

“Amor e humor” são os ingredientes para produzir boas histórias infantis (Fotos: Paloma Magalhães)

“Amor e humor” são os ingredientes para produzir boas histórias infantis (Fotos: Paloma Magalhães)

Horácio Dídimo, escritor homenageado este ano por uma vida dedicada à Literatura Infantil afirmou, na solenidade de abertura do evento, no Cine-Teatro São Luiz, sentir-se grato pela homenagem e ressaltou que o gênero voltado para crianças está em expansão. Tanto a poesia quanto a literatura infantil, para Dídimo, têm o comum serem formadas por “amor e humor”.

Já o Secretário de Cultura do Estado, Guilherme Sampaio, destacou a importância de eventos em espaços públicos, pois os revivem. Elogiou a volta do Cine-Teatro São Luiz, que retorna às suas atividades em julho.

“Poesia vai à Praça!” é mais uma chance de formar novos leitores, não com pressões sociais, mas sim com ternura e sensibilidade individuais. A 6ª Feira do Livro Infantil segue, na manhã e tarde deste sábado, com contações de histórias, oficinas e lançamentos e encerra sua programação, às 18 horas, com o show “Coração Inevitável”, da Ana Cañas.

 

SERVIÇO:
6ª Feira do Livro Infantil de Fortaleza
Local: Praça do Ferreira – Centro
Período: 27 a 30 de maio

Paloma Magalhães
3º semestre

Tags: , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + 14 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.