JUVENTUDE: Os desafios de fazer comunicação comunitária na periferia

Integrantes da Rede Cuca debateram com os alunos da UNI7 questões de interesse social, além de apresentarem projetos e atividades realizados nos três equipamentos da instituição

Com o tema “De jovem pra jovem”, a Rede Cuca (Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte) promoveu uma oficina com os alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Com a presença de técnicos, assistentes e monitores do Cuca, houve debate sobre os desafios da comunicação comunitária, em especial na periferia, exibição de programas produzidos por eles e divulgação de futuros editais de outros projetos. O encontro ocorreu na sala 520 e fez parte da programação da II Semana de Comunicação da Rede Cuca.

Os programas da Rede Cuca são produzidos pelos próprios jovens de lá, sob supervisão dos técnicos e monitores

No intuito de promover um diálogo a respeito do protagonismo social dos jovens e mostrar os trabalhos feitos por eles, os convidados apresentaram dois programas que produziram recentemente. O primeiro, GRL PWR, trata de assuntos voltados às mulheres, como o feminismo, seus direitos e suas lutas. O segundo programa, Cine Prosa, gira em torno da discussão da indústria cinematográfica, com análises e indicações de filmes que são exibidos nos cineclubes dos três equipamentos do Cuca. “Todos esses programas são simples, porém feitos com muito amor e dedicação. Além disso, também vamos aprendendo ao longo do tempo, como manusear uma câmera, fazer corte de edição”, pontua Walisson Lino, um dos idealizadores do Cine Prosa.

Alunos de jornalismo e publicidade participaram da oficina na sala 520

Além das exibições, aos alunos da UNI7 foram convidados a conhecer e participar das atividades internas da Rede Cuca. “Se vocês tiverem projetos que queiram colocar na JuvTV, o nosso canal, ou investir na radioescola, a gente senta com vocês, estrutura o projeto e elaboramos roteiro”, destacou Bianca Kethulen, assistente de produção do Cuca Jangurussu. Outro assunto da oficina foi a divulgação dos editais presentes nos Centros Urbanos, como o do Repórter Cuca e do Ação Jovem, que vão acontecer em novembro deste ano.

SERVIÇO:

Rede Cuca:

Cuca Barra: Avenida Presidente Castelo Branco, 6417

Horário: terça a sábado – 8 às 22 horas; domingo – 14 às 18 horas

Cuca Jangurussu: Avenida Governador Leonel Brizola, s/n

Horário: terça a sábado – 8 às 22 horas; domingo – 8 às 18 horas

Cuca Mondubim: Rua Marlúcia, s/n

Horário: terça a sábado – 8 às 22 horas; domingo – 8 às 20 horas

Texto: Matheus Castro (7° semestre – Jornalismo/UNI7)

Fotos: Divulgação/Cuca

Tags: , , , ,