JUVENTUDE: Ampliação da Rede Cuca prevê mais oportunidades para jovens

Os equipamentos estão sendo construídos onde funcionava o Centro Social Urbano (CSU) dos bairros José Walter e Pici, e terão iniciativas voltadas ao empreendedorismo e educação em tempo integral

Ainda não há previsão para entrega dos dois novos Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), que estão sendo construídos nos bairros Pici e José Walter. A Prefeitura do Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ), pretendia entregar, até julho deste ano. A data de entrega, no entanto, está suspensa devido à pandemia de coronavírus, declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no dia 11 de março.

Serão ofertados cursos, práticas esportivas, produções de teatro, dança e comunicação para o público de 15 a 29 anos, a exemplo dos outros três equipamentos que já funcionam nos bairros Barra do Ceará, Mondubim e Jangurussu. Criada em 2014, a Rede Cuca já beneficiou mais de 456 mil jovens, segundo relatórios disponíveis no documento “Mensagem à Câmara Municipal 2020”, preparado pelo gabinete do Prefeito.

A Rede Cuca é um espaço de acolhimento para jovens de Fortaleza
(Foto: Reprodução/Prefeitura de Fortaleza)

Com a chegada dos dois equipamentos, o objetivo da Coordenadoria é que os Cucas alcancem toda Fortaleza. “O bairro Pici está localizado na Regional 3. Já o José Walter está localizado na Regional 5, e é bem próximo também dos bairros da Regional 4. Sendo assim, queremos, a princípio, levar a Rede Cuca para as seis regionais da Cidade”, afirmou Luís Fernando de Freitas, 36, coordenador da CEPPJ.

“É importante dizer que as atividades de lazer são livres para toda a família” – Luís Fernando

As ações realizadas pelos Cucas são direcionadas por uma política pública para a juventude da cidade, por isso o foco está nos jovens de 15 a 29 anos. “A Rede Cuca conta com um público-alvo, mas é importante dizer que as atividades de lazer são livres para toda a família”, ressalta Luís Fernando.

Cuca Pici

O Cuca localizado no Pici tem mais de 7 mil m² e um orçamento de R$ 26,3 milhões destinados a um espaço amplo para os jovens. Estarão disponíveis, por exemplo, quadra poliesportiva coberta com arquibancada, teatro, cineclube e sala de formação artística. De acordo com a CEPPJ, terá como diferencial um coworking popular, incentivando o trabalho de inovação, tecnologia e empreendedorismo.

“As pessoas esperam que o Cuca possa chegar a todo território, tendo em vista que em toda a região há alto índice de violência urbana”, comentou o presidente da Associação dos Moradores do Parque Universitário, Flauber Barros, 30. A instituição oferece serviços na área de educação, esporte, cultura e projetos de assistência social, todos gratuitos. Atende e desenvolve atividades para todas as idades, mas tem como objetivo a qualificação profissional para os jovens.

A Coordenadoria de Juventude quer alcançar mais jovens com os dois equipamentos em construção
(Foto: Sefin)

De acordo com a realidade vivida junto à comunidade, Flauber acredita que “é necessário que as atividades sejam descentralizadas nas comunidades do Pici, tais como Parque Universitário, João Arruda e Planalto do Pici”. Também afirma que só trará benefícios para o bairro se investir na descentralização da política de juventude nos territórios.

“Caso contrário, será mais um equipamento de exclusão social” – Flauber Barros

Cuca José Walter

Já no equipamento do Conjunto Prefeito José Walter, o planejamento da CEPPJ prevê ações voltadas à educação em tempo integral, para alunos do 9º ano da rede municipal. A ideia dos organizadores é desenvolver essa atividade por meio do Projeto Integração, que já é realizado na Rede Cuca. Os estudantes receberão reforço de português e matemática, participarão de atividades artísticas, culturais e esportivas no contra turno escolar, cumprindo horário integral de formação.

O Cuca José Walter está sendo construído no mesmo local onde funcionava o CSU, espaço que por anos foi ponto de encontro de amigos e familiares. “Um amor antigo”, comenta Gabriel Ribeiro, 39, coordenador do Espaço Cultural, um programa de web que mantém a comunidade atualizada, utilizando o humor como ferramenta. Além de notícias, os moradores se tornam atores e protagonizam séries.

Gabriel também é produtor audiovisual no programa e acredita que, com o novo Cuca, os jovens serão beneficiados “no processo de capacitação, inclusão social e digital, apresentar a importância da cultura, leitura, artes, esportes.”

Rede Cuca Fortaleza

De terça a sexta-feira (8h às 21h) e sábado (8h às 12h)

Site: https://juventude.fortaleza.ce.gov.br/rede-cuca

Telefone para consulta de vagas:

Cuca Barra (85) 3211-4300

Cuca Mondubim (85) 3499-0017 e 3499-0018

Cuca Jangurussu (85) 3444-6201/6202

Instagram: @redecucaoficial

Texto: Eduardo Sampaio (7º semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , , ,