JOSÉ DE ALENCAR: História e projetos mudam a vida de famílias do bairro

A casa onde nasceu o escritor cearense é o único patrimônio histórico e cultural presente na região do antigo Alagadiço Novo

Dramaturgo, romancista, advogado, jornalista, político. Não é à toa que José de Alencar recebeu como homenagem e passou a dar nome ao antigo bairro Alagadiço Novo. Hoje, o bairro José de Alencar é uma área em crescimento e tem como destaque a casa em que o escritor nasceu e cresceu. A Casa de José de Alencar não só representa um ícone da cultura brasileira, como injeta cultura e conhecimento na vida de muitas famílias das comunidades que se encontram no entorno do bairro.

Paisagem arborizada traz uma lembrança bucólica da época (Foto: Ariella de Sá)

No Sítio há inúmeros projetos que atendem famílias das comunidades do próprio Bairro e de Bairros próximos. “O Projeto Jacques Klein, tira muitas crianças das ruas, que poderiam se envolver com coisas erradas, para conhecerem um novo mundo através da música. Elas têm aulas de música, aprendem novos instrumentos e ainda usufruem de acompanhamento psicológico, com o objetivo de fazer com que cada criança entenda sua realidade, supere seus traumas e possa crescer com o mínimo de discernimento da sua realidade. A criança ou o adolescente, após quatro anos, já sai capacitada como musicista.” disse o diretor da casa José de Alencar. E segundo ele, o projeto atende em torno de 250 famílias.

O bairro obteve sua alteração no ano de 2007 por iniciativa do morador João Netto, mais conhecido pelo seu personagem Zé Modesto, reunido com a comunidade, reivindicou a mudança de nome em homenagem ao grande romancista cearense José de Alencar que ali nasceu. A iniciativa de mudança contou com total apoio da população que deu início ao processo após 800 assinaturas. O projeto foi apresentado pela ex-vereadora Fátima Leite, na época, do PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro).

Há espaços disponíveis a toda comunidade, como um ônibus com brinquedos (Foto: Ariella de Sá)

A casa de José de Alencar (CJA) foi erguida no ano de 1826 e em 20 de Junho de 2006 a UFC, Universidade Federal do Ceará, assumiu o espaço. A “casinha” mantém a sua construção original e simples.  “A CJA é aberta ao público, a Casa expõe a história e obras de José de Alencar  em forma de museu, pinacoteca e exposições.” disse Maricélia Melo, funcionária da casa.

Há um espaço grande e bastante arborizado para ler um bom livro ou até mesmo fazer um piquenique. Com um restaurante disponível para quem quiser chegar e almoçar, e um ônibus com diversas atividades e brincadeiras infantis. As visitas são feitas por meio de agendamentos, para grupos, escolas e universidades, é aberto de segunda a sábado de 8 às 17 horas.

Texto: Ariella de Sá (6º Semestre – Jornalismo)

Tags: , , , , ,