Jornalismo em Contexto

Jornalismo popular e monitoramento de mídia como alternativas ao mercado tradicional

Estudantes de Comunicação Social da FA7 em palestra de abertura do evento Jornalismo em Contexto. (Foto: Lua Alencar)

“Estamos cada vez com menos tempo de ler jornal”. A afirmação é do jornalista Márcio Dornelles, editor-executivo do jornal popular Aqui CE, durante palestra de abertura do evento Jornalismo em Contexto, na manhã do dia 14 de maio.

O evento é promovido anualmente pelo curso de jornalismo da Faculdade 7 de Setembro (FA7) e, nesta nova edição, que ocorreu no auditório do 2º andar, optou por apresentar aos alunos do curso, alternativas de mercado que possuem bons índices de crescimento no Brasil. Na primeira parte do evento, alternativas como: jornalismo popular e monitoramento de mídia.

O jornalista Márcio Dornelles, antes de iniciar sua explanação sobre o jornal popular Aqui CE, distribuiu entre os presentes exemplares da edição do periódico rodado naquele dia. Os alunos tiveram, assim, a oportunidade de constatar, em um exemplo prático, todas as características singulares do jornalismo popular defendido pelo jornalista. “Nosso jornal é simples e prático. Faz com que o leitor não abandone a leitura antes do final”, comenta.

Da esq. para a dir., os jornalistas Luiz Viana e Márcio Dornelles em palestra no auditório do 2º andar da FA7. (Foto: Lua Alencar)

Além de Dornelles, participou também do debate o jornalista Luiz Viana, diretor da empresa de monitoramento de mídia Total Clipping. O jornalista apresentou a empresa e ressaltou a importância do clipping como ferramenta estratégica para o monitoramento de mídia de órgãos públicos, empresas privadas e pessoas físicas.

Além disso, aproveitou a oportunidade para dar dicas aos alunos sobre o perfil do profissional que a Total Clipping espera contratar. “Fazemos da nossa empresa um laboratório de talentos”, destacou o jornalista.

(Luana Severo)

Das ondas do rádio à ferramenta digital

Duas novidades no mercado do jornalismo cearense marcaram o encerramento do Jornalismo em Contexto: o Diário do Nordeste Plus, nova ferramenta de informação com acesso por meio do iPad, e a Tribuna BandNews FM, oferta de uma programação jornalística 24 horas, com atualização a cada 20 minutos. Os dois temas foram debatidos na noite de terça-feira, 14, no auditório do 2º andar da Faculdade 7 de Setembro (FA7).

Ao apresentar os jornalistas convidados, Inácio Aguiar, editor Tablet do Diário do Nordeste, e Jocasta Pimentel, da Tribuna BandNews, o coordenador do curso de Jornalismo, Dilson Alexandre, ressaltou a importância das palestras como alternativa profissional para os estudantes de jornalismo. No debate, dúvidas e esclarecimentos foram apresentados pelos palestrantes, bem como as tendências de cada ferramenta de comunicação.

“A plataforma é uma oportunidade de oferecer um jornalismo refinado”, resumiu Inácio, conceituando o Diário Plus como nova experiência de leitura e mais agradável.

Com assuntos mais leves, matérias analíticas e navegação vertical, a ferramenta proporciona ao usuário uma versão “que está disponível de segunda à sexta-feira, a partir das 19 horas”, afirmou Aguiar. Além dele, a equipe é formada pela subeditora Juliana Colares e quatro designers.

O editor do Diário Plus chamou atenção para a necessidade de intercâmbio entre os novos e os atuais jornalistas profissionais no Sistema Verdes Mares. “Com o Programa de Desenvolvimento para Jornalistas (PDJ), do SVM, os profissionais passam a conhecer formas

para aprimorar técnicas de produção de textos para o meio móvel. A plataforma do Diário Plus tem merecido boa aceitação de usuários”, disse Aguiar.

“Em 20 minutos, tudo pode mudar”. Assim a BandNews se anuncia aos ouvintes como a novidade no mercado do rádio cearense, associada à praça local como Tribuna BandNews FM, 101,7. A jornalista Jocasta Pimentel fez breve apresentação da emissora e destacou o espaço das nove praças da BandNews no país, na divulgação de notícias locais e prestação de serviço e alguns áudios de notícias apresentadas em 20 minutos.

Como exemplo, exibiu o áudio com a notícia do movimento das mulheres dos policiais que impediram a saída dos militares do Batalhão de Eventos da Polícia Militar do Ceará. Eles iriam ao Estádio Presidente Vargas para reforçar o policiamento do clássico Ceará e Fortaleza, domingo, 12. “Como o tempo era curto, tive de improvisar para reduzir o texto que estava pronto e adequar às notícias apresentadas em 20 minutos”, concluiu a jornalista. Em seguida, estudantes e professores participaram do debate com os convidados.

(Miguel Macedo)

Tags: , , , , ,