JORNALISMO EM CONTEXTO: Dov Shinar destaca jornalismo de paz e cobertura de conflitos em palestra

O professor e doutor em Comunicação pela Universidade Hebraica de Jerusalém, Dov Shinar, esteve na Faculdade 7 de Setembro (FA7) na noite do dia 8 de agosto. O estudioso falou sobre as diferenças entre coberturas jornalísticas de guerra e de paz. A palestra, edição especial do Jornalismo em Contexto, ocorreu no auditório do 2º andar da FA7 e contou com a presença do diretor geral da instituição, Ednilo Soárez, da secretária geral, Fani Soárez, de alunos e professores dos cursos da faculdade e de interessados no tema.

Grande defensor da “cobertura pacífica da mídia” em situações de conflito, Shinar compartilhou com os presentes vários exemplos que levam o jornalismo de paz a ser a melhor opção em coberturas de guerra. Afirmou, no entanto, compreender as limitações do jornalismo comercial. “A cobertura da paz é chata”, enfatizou o professor ao explicar que, geralmente, esse tipo de cobertura possui baixo valor-notícia e oferece pouco prestígio tanto aos profissionais que a executam quanto aos “donos da mídia”, ou seja, os empresários.

Para Shinar, as limitações, no entanto, não devem ser obstáculo considerado impossível de ser superado pelos jornalistas. O surgimento de novas mídias e o bom uso das antigas é, de acordo com o comunicólogo, uma esperança para superar as dificuldades e divulgar informações que não são veiculadas pela grande mídia.

O estudante Bruno Mota, que está cursando o último semestre de Jornalismo, concorda com Shinar, no que diz respeito ao posicionamento do jornalista em coberturas de conflito. “Ele (o jornalista) deve se manter numa posição em que consiga abordar os fatos de forma mais ampla, procurando não tomar partido por ninguém, mas dizer aquilo que está vendo”, pontua o estudante.

Dov Shinar, professor e doutor em Comunicação pela Universidade Hebraica de Jerusalém, em palestra na FA7 sobre coberturas jornalísticas de guerra e de paz. (Foto: Caio Faheina)

Dilson Alexandre, coordenador do curso de Jornalismo da FA7, considera oportuna a palestra do professor Dov Shinar para iniciar o semestre, apresentando aos alunos novas formas de comunicação. “É importante sabermos o que se estuda lá fora em termos de jornalismo e o que os estudiosos estão percebendo em torno do desenvolvimento do jornalismo atual e das perspectivas de futuro”, destaca o coordenador.

Dov Shinar

O comunicólogo Dov Shinar, conhecido internacionalmente por seus estudos nas áreas de identidade coletiva, comunicação internacional, mídia comunitária e, principalmente, mídia na guerra e na paz, nasceu no Brasil, na cidade de São Paulo, mas vive em Israel desde 1950. Lá, Shinar coordena o Centro de Estudos de Conflito, Guerra e Paz “Fair Media”, pertencente à Escola de Comunicação da Faculdade de Netanya.

Além disso, foi diretor acadêmico do Grupo de Pesquisa de Diplomacia Pública, do Instituto S. Neaman, em Technion, instituto de tecnologia de Israel. Ainda, Shinar é pesquisador-chefe do Grupo de Jornalismo de Paz do Instituto para a Paz e Política Global de Toda, no Japão. Ele veio ao Brasil a convite da Confederação Israelita do Brasil (Conib) e da Associação dos Amigos da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Tags: , , , , ,