Caminhos do Jornalismo Cultural

Fa7 recebe subeditor do caderno de cultura do jornal Diário do Nordeste para conversa com estudantes do curso de Jornalismo

A turma da disciplina de Jornalismo Especializado da Faculdade 7 de Setembro, ministrada pela professora Edma Góis, recebeu na manhã de hoje, 3, visita do jornalista Filipe Palácio, subeditor do Caderno 3 e do Guia do Sabor, ambos do jornal Diário do Nordeste.

Filipe conversou com os alunos sobre a função de um editor de cultura nos dias atuais. Para ele, assim como em qualquer editoria, o importante é sempre despertar a atenção do leitor. “O repórter de cultura deve ter, porém, uma bagagem extra de conhecimento sobre o assunto para não transmitir opinião pessoal,” lembrou.

Filipe Palácio, editor do Caderno 3 e Guia do Sabor, do Diário do Nordeste, em conversa com alunos de Jornalismo Especializado da Fa7. (Foto: Raoni Souza)

Filipe Palácio, subeditor do Caderno 3 e Guia do Sabor, do Diário do Nordeste, em conversa com alunos de Jornalismo Especializado da Fa7. (Foto: Raoni Souza)

Para ele, todo jornalista deve passar pela editoria de cidade para aprender a logística da profissão. Um editor precisa ter a noção de todo o processo jornalístico para poder orientar bem o repórter da sua equipe.

Questionado em relação ao alto número de matérias que tratam de eventos em cadernos de cultura, Filipe disse que o DN procura equilibrar o conteúdo publicado. “Mas, às vezes é difícil não publicar, já que esses assuntos são de interesse público. O caderno de cultura ás vezes sofre quedas de pauta quando há assuntos de polícia e política na frente”, disse.

Cultura local

Sobre o mercado cultural local, Filipe destacou que existe, atualmente, a busca por trazer novidades para o Caderno 3, como novos artistas. “O Ceará está se destacando, inclusive, com artistas de renome fora do nosso estado e do eixo Rio-São Paulo”.

Quem é

Filipe Palácio é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). No Diário do Nordeste, já passou pela editoria de Cidade, pelo caderno Zoeira e já foi repórter especial. Há três anos faz parte da editoria do Caderno 3 e há um ano assumiu a editoria do Guia do Sabor. Filipe também já trabalhou no Comer e Beber, da revista Veja.

Tags: , , , , , ,