Notícias

JORNALISMO CULTURAL: Estudantes da FA7 participam de seminário no Dragão do Mar

Categoria:

Uni7 Informa

0

Oficina e debates com nomes do jornalismo cultural cearense e nacional fizeram parte dos dois dias de programação

DSC_0003

Carpeggiani mostrou exemplos do que se deve e não se deve fazer no jornalismo cultural (Foto: Caio Faheina)

Alunos do curso de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro (FA7) interessados pelo tema não perderam a oportunidade. Eles marcaram presença e entraram em contato com especialistas, perguntando e tirando dúvidas.

O jornalista Schneider Carpeggiani, editor do Pernambuco, suplemento cultural do Diário Oficial do Estado, por meio da Companhia Editora de Pernambuco, ministrou oficina. Ele falou sobre a crise por qual está passando o jornalismo cultural, analisou o conteúdo, o projeto gráfico e fez críticas aos cadernos de cultura dos dois principais jornais locais, “Vida e Arte” e “Caderno 3”, para os estudantes analisarem como são feitos e pensarem em alternativas para melhorar.

“Foi a primeira experiência que tive como ‘professor’, passando um pouco do que eu sei e orientando os estudantes. Tentei ser o mais didático possível, indiquei muitos livros e textos para despertar o desejo deles pelo jornalismo cultural ”, disse Carpeggiani.

Os debates da noite contaram com a participação de estudantes e pessoas interessadas na área(Foto: Caio Faheina)

Os debates da noite contaram com a participação de estudantes e pessoas interessadas na área(Foto: Caio Faheina)

No debate que aconteceu quinta-feira, 11, com o tema “Tempo e espaço do jornalismo cultural”, além de Schneider Carpeggiani, contou com a participação de Paulo Werneck (curador da Festa Literária Internacional de Paraty) e de Regina Ribeiro (editora da Fundação Demócrito Rocha e curadora do Espaço O POVO de Cultura & Arte). A discussão girou em torno do conceito de jornalismo cultural, referência de profissionais na área e sobre a posição dos jornais (e estados) na escolha das pautas.

Na sexta-feira, dia 12, o tema foi “Escrever e pesquisar crítica cultural”. Contou com a participação dos editores dos cadernos de cultura dos jornais O Povo e Diário do Nordeste, Henrique Araújo e Dellano Rios, e da jornalista e professora da FA7, Edma Góis. Foram debatidos aspectos das críticas culturais, quem são os profissionais preparados para escrever esse tipo de texto e as diferenças entre a crítica acadêmica e a que é feita nos jornais.

O seminário foi organizado pelo Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e o Porto Iracema das Artes, nos dias 11 e 12 de setembro, no auditório do Dragão.

Logo abaixo a entrevista que Gustavo Freitas, estudante do 6° semestre do curso de Jornalismo da FA7, realizou com Schneider Carpegianni e Paulo Werneck. Imagem de Amostra do You Tube

Clara Jovino
4º semestre

 

Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + dez =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.