JORNALISMO CULTURAL: Do amor pela profissão às complexidades

Dellano Rios destaca trajetória profissional e visão da cobertura cultural aos alunos da FA7

O jornalista abriu o encontro lembrando sua trajetória (Fotos: Sarah Veloso)

A edição no jornalismo cultural. Este o tema discutido pelo jornalista Dellano Rios, editor do Caderno 3, do Diário do Nordeste, durante bate-papo na Faculdade 7 de Setembro (FA7), nesta quarta-feira, 15. Na oportunidade, o editor confessou seu amor pela profissão, sua rotina e destacou complexidades e características do jornalismo cultural, além de tirar dúvidas dos alunos.

Dellano abriu o encontro lembrando sua trajetória, desde o início dos seus trabalhos como repórter até hoje, como editor do caderno cultural, onde permanece há dez anos. Ressaltou que sempre quis se dedicar à cultura. “Já tive experiências em outras áreas como Cidades. Porém, mesmo trabalhando lá, meu amor era pela área cultural”.

Um dos pontos debatidos foi à complexidade de fazer jornalismo cultural no Brasil e em Fortaleza. Ele citou ala que o jornalista precisa saber executar várias funções e que elas estejam articuladas. “É muito importante ter esta desenvoltura, até para saber dirigir melhor sua equipe e aproveitar dela as melhores ideias e pensamentos”, disse o jornalista.

“Já tive experiências em outras áreas como Cidades. Porém, mesmo trabalhando lá, meu amor era pela área cultural”, disse Dellano (Fotos: Sarah Veloso)

Ele deu continuidade ao tema complexidade, detalhando a função do editor numa redação. Para o jornalista é existencialmente mais rica a vida do editor, pois tem a necessidade de pensar na multiplicidade de olhares. Disse que, para obter esta visão, é necessário muita leitura e empenho, viver realmente cultura no seu dia a dia, para que haja uma reflexão fiel e lógica para os leitores.

Ao final da conversa, foi aberto um momento para perguntas e dúvidas dos alunos. Dellano explicou a estrutura organizacional, a definição das matérias como agenda cultural e comportamento, e sobre a fusão das equipes do impresso e do online que hoje trabalham juntas para o seu editorial. Os alunos ficaram com muita vontade de aprender mais sobre esta área do jornalismo.

Janaína Oliveira
6º semestre