IX Encontro de Iniciação Científica

Abertura tem homenagem, palestras e debate

Alunos de todos os cursos da Faculdade 7 de Setembro (FA7) encheram na noite da última segunda-feira, 27, o teatro Nila Gomes de Soárez. Na pauta, mais uma edição do IX Encontro de Iniciação Científica da Faculdade 7 de Setembro.

Em seu discurso de abertura, o diretor acadêmico da FA7, Ednilton Soárez pediu para que todos ficassem de pé e fizessem um minuto de silêncio para homenagear o aluno de Publicidade e Propaganda, André Salgado, que faleceu no último domingo, em Natal. A emoção se vestiu de silêncio. Ao final, palmas.

Como convidados, palestraram Jorge Parente (empresário e ex-presidente do Centro Industrial do Ceará e da FIEC), Roberto Cláudio (engenheiro agrônomo e ex-Reitor da Universidade Federal do Ceará) e Élcio Batista (sociólogo e coordenador de Políticas para a Juventude de Fortaleza). Ao final das apresentações, houve debate sobre os temas levantados.

Jorge Parente apresentou a palestra ‘A Pesquisa Científica e a valorização Profissional na Era do Conhecimento’. Em sua fala admitiu que as empresas no Brasil não possuem a mentalidade de investir em pesquisas, ao se desculparem pelo dito ‘custo Brasil’, com suas altas taxas e impostos. “Em países como Coréia do Sul e China, o desenvolvimento em pesquisas tem grande destaque e reflete em sua economia em constante crescimento”, finalizou o empresário.

O ex-reitor da UFC, Roberto Cláudio, trouxe sua visão sobre a importância da ‘Pesquisa Científica e Valorização da Carreira’ ao valorizar o recurso humano ante ao recurso econômico. “Vale a pena ir em busca do diploma”, atesta o educador.

Já Élcio Batista comentou as duas palestras de uma forma mais informal ao fazer às vezes de um orador. Em sua fala, a tônica foi o incentivo à pesquisa e os estudos, tendo como exemplo sua própria trajetória. Destacou quatro capitais valorizados no mercado e que serão essenciais para o sucesso profissional do estudante.

O capital social, hoje chamado de network. “Quanto maior nossa rede, maior nossa capacidade de conseguir nos posicionarmos na sociedade”, explica. O capital cultural, que nas palavras do secretário “é o seu conhecimento sobre assuntos determinantes no meio cultural, capaz de te inserir no meio”. O capital intelectual é o seu conteúdo, “capaz de te fazer ser mais preparado do que qualquer outro, que te valoriza no mercado”, fala com orgulho do seu próprio exemplo, e complementa afirmando que “a oportunidade de ter o capital intelectual está diretamente envolvido na pesquisa”. Já o último capital, é o econômico, que é importante, mas é derivativo dos outros três.

Para finalizar, o sociólogo evocou que se o aluno busca ter os capitais social, cultural, intelectual e econômico, ele consegue chegar ao seu objetivo final que é possuir os três valores essenciais: status, prestígio e reconhecimento. “Um objetivo em comum para todos na sociedade”, disse Batista.

Na opinião do aluno de jornalismo Jefferson Privino, o evento é importante para fomentar o aluno, a produzir no campo de pesquisa, incentivar a produção dos alunos e chegar ao ponto importante que é valorizar o recurso humano mais que o recurso financeiro.

O evento tem como objetivo estimular os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da FA7, e de outras instituições de ensino superior, a desenvolverem atividades de produção científica, aperfeiçoando a formação profissional e propiciando uma vivência acadêmica mais intensa e o aprofundamento de seus conhecimentos. Os trabalhos estão sendo apresentados até quarta-feira, 29, pela manhã e à noite, de acordo com a programação de cada curso.

(Daniel Herculano)