Notícias

INTERCÂMBIO – PARTE 2: Caio Faheina destaca a criação do blog “Quem é Lisboa?”

Categoria:

Uni7 Informa

0

Na segunda parte da entrevista ao Quinto Andar, o estudante fala do blog “Quem é Lisboa?”, que criou para atualizar amigos e familiares sobre seu cotidiano na capital portuguesa. Caio destaca, ainda, a cultura e a gastronomia portuguesa e fala sobre o alojamento onde está morando

Caio com os colegas de quarto no alojamento (Foto: Caio Faheina)

Caio com os colegas de quarto no alojamento (Foto: Caio Faheina)

QA: Culturalmente falando, Portugal é um país muito rico. Quanto a isso nesses primeiros dias tem ouvido muitas histórias, visitado muitos museus, como está sendo?
CF: Ao longo dos dias, vou conhecendo cada pedacinho daqui e tentando compreender as histórias que percorrem estas ruas e monumentos. Portugal é um país histórico, a gente sabe. Culturalmente falando, essa terra ainda tem muito que nos ensinar.

QA: E a estadia? Onde você está morando em Portugal?
CF: Em Lisboa, no bairro Saldanha, onde divido apartamento com uma polonesa, um alemão, um espanhol e cinco portugueses. Estou treinando meu inglês com eles e eles acabam aprendendo um pouco da cultura brasileira comigo. Trocamos músicas, danças e palavras. Há troca de informações todos os dias. Estou aprendendo muito no alojamento.

QA: E sobre a gastronomia internacionalmente conhecida da terrinha, como tem sido?
CF: Ah, a gastronomia! Estou em relação de amor com ela. Engordei muito antes de vir para cá, estava muito ansioso. Quando cheguei, vi que seria difícil voltar ao peso normal. Os pastéis de Belém são de tirar o fôlego! A ginja – uma bebida de cereja servida em copo de chocolate – e a sangria – coquetel a base de vinho, suco, frutas e açúcar – são outras peculiaridades que Lisboa está me proporcionando.

QA: Caio, de onde veio a ideia de criar o blog “Quem é Lisboa?”?
CF: O blog surgiu como forma de informar meus pais e amigos. Não dá tempo de falar a todo mundo o que ando fazendo, um por um. Com o blog, todos têm a simultaneidade da informação. E ainda compartilho as fotos dos lugares por onde tenho andado. Às vezes, não dá tempo de escrever. É muita informação pra você sentar e passar a limpo. Sempre que posso, começo a rabiscar alguma coisa. Não tenho ideia de quem esteja acompanhando.

QA: Em um de seus textos você destaca o garoto do interior que veio pra Fortaleza estudar, nunca tinha andado de avião e agora está na Europa. Essa reflexão é saudosismo, nostalgia ou apenas uma constatação? Fala um pouco sobre essa sua visão da própria história.
CF: É um pouco de tudo. Nunca imaginei isso. Até então, eu só tinha vivenciado a mudança do interior para a Capital. Há três anos moro em Fortaleza e ainda estou a descobri-la. Fortaleza já era um mundo novo, imagina agora? Agradeço a oportunidade todos os dias. Agradeço, também, alguns professores que me fizeram acreditar mais em mim. Sei que posso voar mais alto.

Com os tios portugueses. Caio descobriu que tinha parentes em Portugal pelo Facebook pouco antes da viagem (Foto: Caio Faheina)

Com os tios portugueses. Caio descobriu que tinha parentes em Portugal pelo Facebook pouco antes da viagem (Foto: Caio Faheina)

QA: E sobre trabalho, é possível conseguir um estágio por aí?
CF: Na própria instituição há um núcleo de estágio, há muitas oportunidades! Conheci uma brasileira, gaúcha, que está estagiando em Relações Públicas. Soube, por ela, que os contratantes adoram brasileiros! Aconselho o estágio somente aos que ficam um ano. Seis meses é pouco tempo para conhecer cidades, países, estudar e estagiar. Na maioria das vezes, você cresce mais com as viagens.

QA: Caio, por fim quais as dicas que você daria pra quem quiser também buscar por essa experiência em outro país? Quais cuidados? Precauções? E que medidas devem ser tomadas?
CF: É preciso correr atrás do que você planeja. Se você acredita, vá em frente. Os cuidados são muitos. Você vai estar em outro país, vivenciando outra cultura, conhecendo outras pessoas e seguindo leis diferentes. É preciso estar atento. Mas, brasileiro que é brasileiro (ainda mais se você é cearense) sabe se ‘virar nos 30’. Desafios nos movem.

Conheça o blog “Quem é Lisboa?” onde Caio divide outras experiências do intercâmbio.

Leia a primeira parte da entrevista com Caio Faheina.

Felipe Gomes
4º semestre

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.