INTERCÂMBIO: Estudante de jornalismo da FA7 divide as experiências vividas em Portugal

Caio Faheina está cursando o quinto semestre de jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa

Caio no Cabo da Roca o ponto mais ocidental da Europa (Foto: Caio Faheina)

Natural de Pacajus, no Ceará, Caio Faheina, 19, está há um mês vivenciando uma experiência desejada por muitos: o intercâmbio em um país europeu. O jovem estudante conseguiu realizar seu sonho por intermédio da Coordenação de Relações Internacionais da Faculdade 7 de Setembro (FA7) e já está em terras lusitanas. Além de Portugal, o núcleo de Relações Internacionais viabiliza viagens de alunos da instituição para países como Itália e Espanha.

Caio conversou com o Quinto Andar e dividiu o que vem acontecendo neste primeiro mês em Lisboa. A entrevista foi dividida em duas partes: nesta primeira, as diferenças culturais de Portugal e todo processo que antecedeu a viagem.

Quinto Andar: Vamos começar falando de todo o processo que o levou a Lisboa, como você descobriu a oportunidade? Qual aporte financeiro teve? Enfim, sobre os meses que antecederam a viagem.

Caio Faheina: Pensava em fazer intercâmbio desde o meu primeiro semestre, mas não sabia como essa ideia se realizaria. Fiz amizades novas durante o curso e muitas delas tiveram a tão sonhada oportunidade. A partir de conversas descontraídas pelos corredores, vi que poderia ser possível. Fui à Coordenação de Relações Internacionais e tirei todas as dúvidas necessárias. A palestra sobre o intercâmbio, a primeira etapa do processo de informações, já seria em setembro, e isso foi em junho de 2014. Não contei aos meus pais sobre a minha posição em relação ao intercâmbio. Além da preocupação comigo, haveria a preocupação financeira, e eles não estavam podendo entrar nessa aventura. Comecei a estagiar no Colégio 7 de Setembro, mas o valor ganho era insuficiente para o que eu estava planejando. Decidi, então, trabalhar como vendedor. Assim, consegui juntar uma boa grana.

QA: E depois de chegar, como foi a recepção? Quais as suas primeiras impressões?
CF: Tive a primeira impressão logo no aeroporto de Fortaleza. Ali, vi que essa viagem me mudaria. Quando cheguei ao aeroporto de Lisboa já comecei a sentir a cidade. Até o cheiro é diferente. Não consegui descansar. Coloquei as malas no quarto (onde estou hospedado durante este semestre) e fui conhecer a cidade. Estava sozinho e não tinha nenhuma referência de lugares a ir e o que fazer.

QA: E como estão sendo os preparativos para o início das aulas? Quais são as disciplinas que você vai cursar?
CF: Sobre a escolha das cadeiras, fiz uma pré-seleção de disciplinas em Fortaleza com o coordenador do curso. Aqui em Lisboa, elas nem sempre são ofertadas. Eles possuem um sistema de rotatividade. Se uma disciplina é ofertada nesse semestre, no próximo não será. Ou seja, eu não soube – de início – o que faria. Quando cheguei para me matricular, somente duas, das quatro cadeiras, que selecionei foram ofertadas. Escolhi, então, mais uma disciplina. Geralmente, não é recomendado fazer mais do que quatro. Assim, dá para aproveitar a viagem. Estou com as disciplinas de Economia, Captação e Edição Audiovisual e Workshop em TV. Espero que ter escolhido bem!

Na visita ao oceanário de Lisboa (Foto: Caio Faheina)

QA: No Brasil nos últimos tempos a profissão tem passado por mudanças. Tendo como base esses primeiros dias, como você pode definir a atual relação do povo português com o Jornalismo e com o jornalista?
CF: Estou tendo os primeiros contatos com o jornalismo português agora. Minhas aulas começaram há pouco e não tive oportunidade de conversar muito com meus professores. Nesses primeiros dias de universidade, percebi que os cursos de Jornalismo, Publicidade, Marketing e Relações Públicas se ligam muito. Eu, por exemplo, pude escolher uma disciplina de RP.

Confira a segunda parte da entrevista com o estudante em Lisboa.

Felipe Gomes
4º semestre