INICIAÇÃO CIENTÍFICA: Relatório aponta alto índice de homicídios na adolescência

• _DSC0670
  • _DSC0683
  • _DSC0690

Deputado Renato Roseno apresentou resumo dos dados e evidências de crimes durante abertura da 13ª Semana na Uni7

Cada vida importa! Este foi o tema da palestra de abertura da 13ª Semana de Iniciação Científica do Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7), na terça-feira, 23 de maio. O Teatro Nila Gomes de Soáres recebeu o advogado e deputado estadual Renato Roseno (Psol) que, a convite do curso de Direto, debateu sobre os números elevados e as dinâmicas por trás dos homicídios na adolescência.

Para Roseno, a violência urbana é um tema complexo para soluções extremas (Foto: Eduardo Maranhão)

Em posse do relatório de sua autoria, com mais de 700 páginas e disponível para download, Roseno destacou o trabalho do Comitê Cearense Pela Prevenção de Homicídios na Adolescência e as reais causas das mortes no Estado, observando a perspectiva do autor e das vítimas. Os relatos dos familiares após a discussão aprofundou a metodologia de pesquisa para os casos.

Relator do Comitê, Renato Roseno apresentou diferentes tipos de métodos de pesquisa para a obtenção de resultados, como também, formas de se aproveitar de outros organismos de pesquisas para conseguir mapear objetos de estudo. Em um segundo momento, o palestrante falou dos direitos humanos e a importância do fortalecimento dos setores da sociedade para a diminuição das ocorrências.

“Ideias rasas não ajudam a resolver problemas complexos” – Renato Roseno

Com a atenção voltada para a prevenção das mortes e na criação de ideias para alcançar soluções, Roseno ressaltou a importância do conhecimento aliado a bons métodos de pesquisa. No projeto apresentado na palestra, foram utilizados os métodos de grupo focal e pesquisa qualitativa para entender as circunstâncias do ocorrido, a fragilidade do governo e suas causas de esfera espacial.

Texto: Jarlesson Vanley (7º Semestre – Jornalismo)
Foto: Eduardo Maranhão (3º Semestre – Publicidade)

Tags: , , , , , , , ,