INFLUX: Apesar do tabu, suicídio nas redes sociais provoca debates de alto nível

Tratado com reservas, o tema foi debatido no evento e vem sendo discutido pelas pessoas na internet, particularmente nos grupos de WhastsApp, mas as taxas continuam aumentando

A temática da depressão e do suicídio relacionada às redes sociais foi o principal destaque da 3ª edição do INFLUX, que ocorreu no último dia 14, no Teatro Celina Queiroz, na Unifor. A exemplo das edições anteriores, o evento contou com a participação da comunidade acadêmica, em especial, alunos dos cursos de publicidade e propaganda, jornalismo, psicologia e medicina, de diferentes instituições de ensino superior. Aberto ao público, os organizadores registraram presenças de interessados na temática, sem vínculo acadêmico.

Pela variedade de profissionais convidados para o evento, as questões foram discutidas com base no ponto de vista da psicologia, psiquiatria, sociologia, pedagogia e direito.

O doutor e professor Fabio Gomes de Matos e Souza, idealizador e principal responsável pelo projeto PRA VIDA, uma das entidades mais atuantes no tratamento e prevenção do suicídio, destacou alguns temas essencias. Ele deu um parecer tocante sobre o que se passa na cabeça e no coração de quem cuida diariamente de pessoas que sofrem de depressão e que apresentam tendências suicidas.

Já o advogado Renato Torres, que dedica seus esforços junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), ressaltou o combate ao cyberbullying e aos crimes cibernéticos. Torres deu orientações e informações sobre como identificar, tratar e prevenir o uso do meio online como espaço de propagação do discurso de incentivo ao suicídio.

Demétrio Jereissati, ao final, propiciou mais um momento de valor durante o evento. Ele apresentou perspectivas de como a internet participa e influencia a vida da criança e do jovem hoje e os perigos trazidos com as brincadeiras e que permeiam esse meio, como o da Baleia Azul.

Após o debate, os convidados responderam várias perguntas feitas pela plateia, alimentando o público com uma visão mais apurada sobre o tema. O professor Davi Rocha, idealizador do grupo, ressaltou que o tema, apesar de ainda ser um tabu para muitos, “também gera interesse e necessidade de ser compreendido e cada vez mais discutido”.

O INFLUX é um evento organizado pelo Grupo de Estudos de Marketing Digital (GEMD), formado por estudantes do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) e Universidade de Fortaleza (Unifor).

Tags: , , , , , , , , ,