INCLUSÃO: Projeto busca melhorar a vida de moradores no Sítio Córrego

Instituto trabalha para a valorização do ser humano, desenvolvendo atividades para o bem-estar de crianças, adolescentes, idosos e famílias, assegurando assim o direito a uma vida digna

O Instituto Educação Arte e Cultura Beneficente (IEACB) há 15 anos vem mudando a vida dos moradores do conjunto Sítio Córrego. Por meio de um projeto que inclui programas de artes marciais, como karatê, jiu jitsu, aula de dança como zumba, atende a todos os públicos, tanto homens como mulheres, com programação para a terceira idade. Acolhe, enfim, todo o núcleo familiar, de crianças a idosos.

Grupo de zumba é uma das atrações do projeto Amanhecer Feliz (Foto: Facebook)

O grupo de zumba atende a 100 mulheres da comunidade que participam desse encontro semanalmente. Mulheres com participação ativa, envolvidas. Além de melhorar a autoestima das pessoas, não deixa de ser um esporte. A dança mexe com todo o corpo, melhora a qualidade de vida das pessoas, uma mudança radical. “Já fizemos algumas entrevistas com mulheres que participam da zumba. Elas relatam que sofriam de depressão, problemas de violência doméstica, e que hoje, por meio da dança e do apoio do instituto, se sentem outras pessoas”, ressalta a assessora técnica do projeto, Gertrudes Morais.

“A dança mexe com todo o corpo, melhora a qualidade de vida das pessoas, uma mudança radical”
– Gertrudes Morais

Gertrudes Morais na sala de troféus conquistados pelo instituto (Foto: Lanara Pinheiro)

“Participei do projeto praticando zumba por cinco meses. Fiz novas amizades, melhorei minha saúde, emagreci 8 quilos nesse período. Só acrescentou coisas boas na minha vida”, relembra Augusta Martins, 49 anos. “O grau de satisfação e a valorização do ser humano, a questão da autoestima, muitas vezes uma palavra, um carinho, um aperto de mão, um abraço, têm uma importância enorme para uma pessoa com vulnerabilidade”, completa Gertrudes.

Ao garantir bem-estar social, segurança e saúde da comunidade, o projeto realiza a limpeza e manutenção da pracinha do Sítio Córrego. No último dia 9, quarta-feira, em parceria com o Centro de Saúde José Paracampos do Mondubim, realizou na sede da associação um mutirão para vacinar todo o entorno do bairro contra a gripe H1N1. Iniciativa visava priorizar a terceira idade, que é a mais vulnerável ao vírus.

Os idosos têm uma atenção especial no projeto, atendendo 300 idosos em três turnos diferentes. Os encontros não se restringem só para a dança. Há toda uma programação de aniversário, bingo, concurso de beleza, karaokê, concurso de poesias e oficinas da memória, onde o idoso vai contar sua história e suas experiências de vida.

“Núcleo de Idosos reunidos para a comemoração da Páscoa (Foto: Facebook)

O IEACB é qualificado pelo governo federal, pelo estado e município para executar políticas públicas nas áreas de responsabilidade social, para o bem-estar das crianças, juventude, idosos, homens e mulheres, por meio de ações diretas, que possam garantir o desenvolvimento da comunidade.

O instituto começou com esporte nos anos 90, patrocinando campeonatos de futebol no bairro e do entorno. Atualmente beneficia oito bairros: Sitio Córrego, Arvoredo, Planalto Ayrton Sena, Conjunto Vitória, Prefeito José Walter, Parque Santana, Conjunto Esperança e Marcos Freire.

Apresentação do grupo de Kung Fu no Amanhecer Feliz (Foto: Facebook)

SERVIÇO:
Rua 9 nº 42 – Conjunto Habitacional Sítio Córrego, bairro Planalto Airton Sena/Fortaleza – Ceará
Facebook Leacb
Blog Leacb

TEXTO: Lanara Pinheiro (3º semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , , , , , ,