A importância da comunicação para a vida profissional
Especialista em comportamento humano, Madalena Mattos, ressalta o bom relacionamento como conduta na profissão
A comunicação é essencial não só para os alunos da área de Comunicação Social, mas para todas as pessoas. Comunicar-se bem é imprescindível em qualquer área. Foram estes os objetivos da palestra “Quem se comunica não se complica, atende e sabe viver”, apresentada por Madalena Mattos, na Semana da Comunicação da Fa7, nesta terça feira, 13 de novembro.
Madalena relacionou o que considera os principais pontos para uma boa conduta profissional. Entre eles estão pontualidade, iniciativa, boa vontade e colaboração. Para ela, também é muito importante que o profissional tenha humildade para ouvir, respeito e paciência com as ideias e pensamentos dos outros. O profissional também tem que ser metacompetente, ou seja, aliar conhecimento, atitude e competência, e habilidade para ir além, fazer mais do que se espera dele.
Além de tudo, Madalena acredita ser fundamental ter um bom relacionamento e convivência com as pessoas, não só no ambiente de trabalho. “Quem entra no elevador, por exemplo, tem que dar ‘bom dia’, ‘boa tarde’, ‘boa noite’ e não fingir que não tem ninguém lá”, exemplificou a palestrante. Muitas regras básicas de convivência foram apresentadas por ela, tais como: evitar julgamento precipitado, reconhecer seus próprios preconceitos, pensar sempre no lado positivo, saber administrar suas emoções e saber ouvir para melhor perceber a necessidade do outro.
Madalena é diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), professora, instrutora e especialista em comportamento humano. Suas palestras já foram assistidas por mais de 80 mil pessoas por todo o Brasil. Além de muita informação, sua apresentação tem uma boa dose de bom humor, irreverência e motivação.
Taíssa Julião
8º semestre