IMAGENS: O impacto da fotografia na vivência em intercâmbio na Ucrânia

Por meio de um projeto social voltado para jovens, estudante Emerson Maciel, de Publicidade da UNI7, viveu uma temporada no país do leste europeu de rica cultura, apesar dos conflitos

Uma experiência que valeu a pena. Na busca por expandir o maior conhecimento de mundo possível, o estudante Emerson Maciel, 27, do segundo semestre do curso de Publicidade da UNI7 (Centro Universitário 7 de Setembro) fez um intercâmbio voltado para explorar os traços culturais da Ucrânia. Durante a 2ª FLI7 (Festa Literária 7 de Setembro), o aluno pôde dividir com os colegas da equipe de cobertura do evento, o que aprendeu no país da Europa Oriental.

O estudante de publicidade procurou apresentar o lado artístico e cultural na Ucrânia no seu projeto de fotografia (Foto: Emerson Maciel)

Emerson lembra que sua ida para o país do leste europeu se deu de forma inesperada. Ele entrou na AIESEC – uma plataforma internacional presente em mais de 190 países, que possibilita o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens estudantes por meio de programas de trabalho em equipe, liderança e intercâmbio -, e passou a trabalhar para eles.

Ao mesmo tempo, estava atrás de intercâmbio para desenvolver um projeto de fotografia. “No começo, queria ir para o Canadá, mas não tinha projeto disponível naquele momento. Só havia na Ucrânia e aí resolvi ir, mesmo receoso”. Isto foi entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015.

O planejamento foi fundamental para a viagem que teve de organizar durante seis meses. O processo de organização foi por meio de conversas com intercambistas, o aprimoramento do inglês e, pelo real intuito, passou a estudar fotografia por conta própria.

O lugar escolhido foi Lviv, cidade universitária que fica a 540 quilômetros de Kiev, capital da Ucrânia. Ele lembra que durante os dois meses que ficou na cidade a intensidade foi marca constante durante o intercâmbio “Foi tudo muito intenso. Conheci pessoas que tinham filhos que estavam na guerra O inverno era rigoroso e a xenofobia era presente, embora fosse um fato isolado por tudo aquilo que presenciei. Lviv é uma cidade turística e muito acolhedora. É um lugar rico em cultura”.

Para o seu projeto de fotografia, o estudante de publicidade procurou explorar o aspecto artístico ou cultural tanto de Lviv e Kiev. Os espaços compreendem locais como museus, casas de ópera e festivais de culinária. Houve também a busca por mostrar que, embora o povo ucraniano estivesse sofrendo em miséria, ao mesmo tempo, não era frio nem distante. Eles vivem conforme com suas características e peculiaridades.

Entre o processo de aprendizagem e fotografia de qualidade, Emerson afirma ter tirado mais de duas mil fotos (Foto: Emerson Maciel)

Durante o período em que ficou na Ucrânia, Emerson conta que houve dificuldades e muito cuidado com os materiais de fotografia. “Quando cheguei, coincidiu com o auge do inverno e minha maior dificuldade era técnica. Minha preocupação era não deixar a câmera congelar porque a umidade era enorme. Para me comunicar era um pouco complicado, principalmente com as pessoas mais velhas. Precisava de algum intermediário para fazer dar certo”.

Pelo fato de trocar experiências como outros estudantes de várias partes do mundo em Lviv, Maciel afirma não a muito de diferente em relação aos anseios. “Temos sonhos em comum como nos formar, arrumar um trabalho e o ganho com essa experiência é minha visão de mundo que mudou em larga escala e, hoje tenho ainda mais consciência social”.

Com mais de duas mil fotos registradas na temporada no país, o estudante relata que fotografia é impacto, não precisando de língua, idioma, pois a linguagem é universal. E ainda aconselha a quem deseja fazer um intercâmbio acadêmico: “Viaje sozinho. A experiência é marcante e esta, vai ser só sua. Você volta outra pessoa, com mais maturidade e com mais compreensão do mundo”, finalizou.

Serviço:

AIESEC – Escritório Fortaleza
Endereço: Avenida Barão de Studart, Nº 2360, Sala 904 – Dionísio Torres.

Texto: Rafael de Lima (6º semestre – Jornalismo/UNI7)
Fotos: Emerson Maciel (2° semestre – Publicidade/UNI7)

Tags: , , , , , , , ,