Notícias

II FAZ: Jornada celebra Dia Mundial do Autismo com troca de experiências

Categoria:

Uni7 Informa

0

Embora cada vez presente no dia a dia das pessoas, o assunto é incompreendido e alvo de preconceito

Com o tema “Partilhando Saberes num Espectro de Possibilidades”, a II Jornada FAZ (Associação Fortaleza Azul) celebra o Dia Mundial do Autismo. A Jornada conta com programação variada, com o intuito de promover mais informações sobre Transtornos do Espectro Autista – TEA. O evento pretende reunir pais e crianças autistas, profissionais da saúde e educação e a população interessada. As atividades acontecerão nos dias 7 e 8 de abril no Shopping RioMar Kenedy (Espaço de Eventos L3), com entrada gratuita.

A Jornada faz parte de uma programação nacional que busca promover maior entendimento por parte das pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com o transtorno. Autismo é um termo geral utilizado para descrever um grupo de desordens do desenvolvimento do cérebro, hoje conhecidos como Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Ele interfere na capacidade de comunicação e interação do indivíduo. Estima-se que 2% da população mundial sejam acometidas pelo distúrbio atualmente.

Na I Jornada, as crianças se divertiram no Espaço Infantil montado com brinquedos (Foto: Divulgação)

Nos dois dias de evento, diferentes temas do âmbito autista serão esclarecidos por profissionais da saúde e educação. Pediatra, psicólogo e psicopedagogo estarão presentes junto a um grupo de advogados, que formam a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB-Ceará, que falará sobre direitos das pessoas com TEA.

A programação inicia sábado, das 7 às 19 horas, com apresentação musical. Logo após, às 19h20, a médica Chistiane Leite explanará em palestra sobre “Sintomas gastrointestinais em crianças com Transtorno do Espectro Autista”. André Cabral, neurologista infantil, abordará o tema “Autismo – perguntas mais comuns no consultório”.

No domingo, 8, a programação continua às 13 horas, também com apresentação musical. Na sequência, acontecerá uma Roda de Conversas com autistas sobre o TEA e Habilidades Sociais. As palestras iniciam às 14 horas, com a médica Janaíra Fernandes falando sobre “TEA X Alergias: o que sabemos”. “A Relação entre Comportamento Problema e Linguagem: como lidar?” E “Musicoterapia na comunicação expressiva da pessoa com TEA” também serão temas tratados pelos profissionais Raquel Lobo, Mayra Laís e Glairton Santiago, respectivamente.

Programação oferece além das palestras e debates, apresentações musicais (Foto: Divulgação)

Às 16h40 as palestras continuam com a fisioterapeuta Mávia Ximenes com o tema “Efeitos da fisioterapia em indivíduos com TEA”. A psicopedagoga Kelma Peres, às 17h30, falará sobre “A psicopedagoga e o autismo: construindo pontes para a aprendizagem”. Outro ponto a ser discutido pela nutricionista Ticiane Aragão, às 18h10, é “O impacto da nutrição no TEA”. Encerrando, a terapeuta ocupacional Raquel Benevides falará sobre “O Desenvolvimento sensorial da criança autista”.

Ao mesmo tempo em que as palestras acontecem e os pais aprendem mais sobre o assunto, as crianças poderão realizar atividades coordenadas por profissionais especializados em TEA, no Espaço Infantil montado com diferentes brinquedos.

SERVIÇO:

II Jornada da FAZ – “Autismo: partilhando saberes num espectro de possibilidades”
Sábado, dia 7 de abril (das 19h às 21 h) e Domingo, 8 de abril (das 13h às 20h)
Shopping Rio Mar Kennedy – Espaço de Eventos L3
Palestras, Mostra Fotográfica, Espaço Jurídico, Espaço Infantil e Rodas de Conversa
Não será necessário realizar inscrição prévia
O evento é gratuito. Sujeito à lotação do espaço
Informações: Site da FAZ – www.faz.org.br

TEXTO: Vitória Barbosa (2º semestre/Jornalismo – UNI7)
FOTOS: Divulgação

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.